Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Grátis 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia | Página 19

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM 2025 com o simulador gratuito de Ciências Humanas e suas Tecnologias – Filosofia. Resolva questões online, aprofunde seus estudos em ética, lógica e pensamento crítico e aumente seu desempenho para o SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 91

Na filosofia de Platão, o conhecimento verdadeiro (episteme) se diferencia da mera opinião (doxa). A opinião se baseia na percepção do mundo sensível, que é mutável e imperfeito. O conhecimento, por outro lado, tem como objeto as Formas ou Ideias, que são eternas e imutáveis. O processo pelo qual a alma se recorda das Formas, que ela contemplou antes de se encarnar em um corpo, é chamado de:

A)

Abstração, o processo de derivar conceitos gerais a partir de experiências particulares, como na teoria de Aristóteles.

B)

Anamnese ou reminiscência, a teoria de que aprender é, na verdade, recordar.

C)

Maiêutica, o método socrático de 'dar à luz' o conhecimento através do diálogo.

D)

Dialética, o método de ascensão do sensível ao inteligível, que culmina na visão da Forma do Bem.

Como resolver?

Pergunta 92

Na filosofia política, o conceito de 'soberania' refere-se ao poder supremo e último dentro de um Estado. Jean Bodin, no século XVI, foi um dos primeiros a teorizar sobre a soberania como sendo 'absoluta e perpétua'. Para Thomas Hobbes, no século XVII, a soberania, para ser eficaz, deve ser indivisível e ilimitada. A principal função do soberano hobbesiano é:

A)

Manter a paz e a segurança, pondo fim à 'guerra de todos contra todos' do estado de natureza, mesmo que isso exija um poder absoluto e incontestável.

B)

Implementar a Vontade Geral do povo, expressando a soberania popular em leis que visam o bem comum, como propõe Rousseau.

C)

Garantir os direitos naturais dos indivíduos, como vida, liberdade e propriedade, e seu poder pode ser revogado se ele os violar, como defende Locke.

D)

Promover a virtude e a felicidade dos cidadãos, educando-os para a vida na comunidade política, como pensavam os filósofos gregos.

Como resolver?

Pergunta 93

Santo Agostinho, em sua obra 'A Cidade de Deus', desenvolve uma filosofia da história que interpreta os acontecimentos humanos como um conflito entre duas cidades místicas. Uma é fundada no amor a si mesmo até o desprezo de Deus, e a outra, no amor a Deus até o desprezo de si mesmo. Essas duas cidades são:

A)

A Cidade dos Homens (ou Terrena) e a Cidade de Deus (ou Celestial), representando a luta entre o pecado e a graça na história.

B)

O Império Romano e a Igreja Católica, simbolizando a oposição entre o poder temporal e o poder espiritual.

C)

A Cidade de Atenas e a Cidade de Jerusalém, representando o conflito entre a razão filosófica e a fé revelada.

D)

A Cidade dos Patrícios e a Cidade dos Plebeus, refletindo a luta de classes presente na sociedade romana.

Como resolver?

Pergunta 94

Um filósofo do século XIX, crítico do idealismo de Hegel, afirmava que a filosofia deveria partir da existência humana concreta, não de abstrações como o 'Espírito Absoluto'. Ele argumentava que a existência não é algo que possa ser compreendido por um sistema lógico, mas algo que deve ser vivido. Em sua obra, ele explora os 'estágios da existência' (estético, ético e religioso) como diferentes modos de vida entre os quais o indivíduo deve escolher através de um 'salto' irracional. Esse pensador é:

A)

Ludwig Feuerbach, que criticou a religião como uma projeção das qualidades humanas em um ser divino e defendeu um humanismo materialista.

B)

Søren Kierkegaard, um pensador dinamarquês que é considerado o precursor do existencialismo e que enfatizou a subjetividade, a escolha, a angústia e a fé.

C)

Arthur Schopenhauer, que via o mundo como Vontade e Representação e defendia a negação da vontade de viver através da ascese como caminho para a libertação do sofrimento.

D)

Karl Marx, que transpôs a dialética hegeliana para o campo material, analisando a história como uma luta de classes.

Como resolver?

Pergunta 95

A Escola de Frankfurt desenvolveu um conceito para descrever o processo pelo qual a cultura na sociedade capitalista avançada se torna uma mercadoria padronizada, produzida em massa com o objetivo de gerar lucro e manipular as massas, promovendo o conformismo e a passividade. Filmes, músicas e programas de TV seguem fórmulas repetitivas, criando necessidades artificiais e sufocando o pensamento crítico. Este conceito é conhecido como:

A)

Mais-Valia, conceito de Marx para a exploração do trabalho, onde o valor produzido pelo trabalhador excede o de seu salário.

B)

Simulacro, conceito de Baudrillard para descrever cópias sem um original, que constituem a nossa realidade na pós-modernidade.

C)

Indústria Cultural, termo cunhado por Adorno e Horkheimer para criticar a mercantilização da arte e da cultura.

D)

Fato Social, conceito de Durkheim para as maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de poder coercitivo.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.