Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Grátis 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia | Página 21

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM 2025 com o simulador gratuito de Ciências Humanas e suas Tecnologias – Filosofia. Resolva questões online, aprofunde seus estudos em ética, lógica e pensamento crítico e aumente seu desempenho para o SISU.
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Você também pode:

Pergunta 101

O conceito de 'diferença ontológica', fundamental no pensamento de Martin Heidegger, refere-se à distinção entre:

A)

A essência e a existência, onde a essência é o que uma coisa é, e a existência é o fato de ela ser.

B)

O mundo sensível e o mundo inteligível, como na filosofia de Platão.

C)

O Ser e o ente. O ente é tudo o que 'é' (uma cadeira, uma pessoa, um número), enquanto o Ser é aquilo que permite que os entes sejam, mas não é ele mesmo um ente.

D)

O sujeito e o objeto, a consciência e o mundo exterior, como na filosofia moderna.

Como resolver?

Pergunta 102

Ao analisar a evolução do conhecimento científico, um filósofo propõe que a ciência não progride de forma linear e cumulativa, mas através de 'revoluções científicas'. Em períodos de 'ciência normal', os cientistas trabalham dentro de um 'paradigma' aceito. Contudo, o acúmulo de 'anomalias' pode levar a uma crise e à substituição do antigo paradigma por um novo, incompatível com o anterior. Essa visão da história da ciência foi desenvolvida por:

A)

Karl Popper, que propôs o critério da falseabilidade para demarcar a ciência e via o progresso científico como a eliminação de erros.

B)

Francis Bacon, que defendeu um método indutivo baseado na experimentação e na libertação dos 'ídolos' que obstruem o conhecimento.

C)

Auguste Comte, o fundador do positivismo, que via a ciência como o estágio final e superior do desenvolvimento do espírito humano.

D)

Thomas Kuhn, que em sua obra 'A Estrutura das Revoluções Científicas' introduziu os conceitos de paradigma, ciência normal e revolução científica.

Como resolver?

Pergunta 103

O ceticismo é uma corrente filosófica que questiona a possibilidade de se alcançar um conhecimento certo e indubitável. Pirro de Élida, considerado seu fundador, propunha a 'epoché' como atitude diante da incerteza. Aplicada ao campo da ética, essa atitude cética levaria à 'ataraxia', pois:

A)

ao suspender o juízo sobre o que é verdadeiramente bom ou mau, o indivíduo se libertaria das perturbações e angústias causadas por crenças dogmáticas.

B)

ao provar a existência de uma verdade moral absoluta, o cético encontraria a paz seguindo essa verdade.

C)

ao se engajar em debates para refutar todas as opiniões, o cético fortaleceria sua alma e se tornaria indiferente ao sofrimento.

D)

ao aceitar o destino como racional e inevitável, o cético aprenderia a controlar suas emoções e viver em harmonia com o cosmos.

Como resolver?

Pergunta 104

A Estética é o ramo da filosofia que investiga a natureza da arte e do belo. Para Platão, a arte, em geral, é uma 'mímesis', ou seja, uma imitação. Considerando sua Teoria das Formas, a arte estaria em uma posição epistemologicamente frágil porque:

A)

ela utiliza materiais caros e requer muito tempo para ser produzida, o que desvia recursos de atividades mais importantes como a política e a guerra.

B)

ela é acessível a todas as classes sociais, o que ameaça a estrutura hierárquica da República ideal governada pelos filósofos.

C)

ela é uma imitação de uma imitação; por exemplo, uma pintura de uma cama é a cópia de uma cama sensível, que já é uma cópia da Forma ideal de Cama.

D)

ela expressa as emoções do artista de forma muito intensa, o que pode perturbar a ordem racional da alma e da cidade.

Como resolver?

Pergunta 105

O filósofo contratualista John Locke é considerado um dos pais do liberalismo político. Ele parte do conceito de 'estado de natureza', mas sua visão é muito diferente da de Hobbes. Para Locke, o estado de natureza é regido por uma 'lei natural', que é a própria razão. Essa lei ensina a todos os homens que, sendo todos iguais e independentes, ninguém deve prejudicar o outro em seus:

A)

Costumes e tradições, que devem ser preservados acima de qualquer lei ou direito individual.

B)

Direitos à vida, à saúde, à liberdade e à propriedade, que são direitos naturais inalienáveis.

C)

Desejos de poder e glória, pois todos têm o direito de buscar a dominação sobre os outros.

D)

Bens comunais, pois no estado de natureza toda a terra e seus frutos pertencem a todos coletivamente.

Como resolver?

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