Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Grátis 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia | Página 16

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM 2025 com o simulador gratuito de Ciências Humanas e suas Tecnologias – Filosofia. Resolva questões online, aprofunde seus estudos em ética, lógica e pensamento crítico e aumente seu desempenho para o SISU.
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Pergunta 76

Um juiz, ao proferir uma sentença, reflete sobre o conceito de justiça. Ele considera a definição aristotélica segundo a qual a justiça é uma virtude que se realiza na aplicação da lei, mas também na capacidade de corrigi-la quando ela se mostra falha em um caso particular. Tratar casos desiguais de maneira desigual, buscando restaurar a proporção. Essa adaptação da lei geral ao caso concreto, visando uma solução mais justa, corresponde ao conceito aristotélico de:

A)

Retórica, que é a arte da persuasão e do bem falar, utilizada pelos advogados para convencer o júri.

B)

Justiça Distributiva, que se ocupa da repartição de honras e bens na comunidade segundo o mérito de cada um.

C)

Equidade (epieikeia), que funciona como um corretivo da justiça legal, permitindo adaptar a generalidade da lei às circunstâncias específicas.

D)

Justiça Corretiva, que visa restaurar o equilíbrio rompido por uma ação danosa, como em um crime ou um contrato não cumprido.

Como resolver?

Pergunta 77

Segundo Aristóteles, o ser humano busca por natureza a 'eudaimonia', frequentemente traduzida como felicidade ou florescimento humano. Este bem supremo não consiste em prazer, riqueza ou honra, mas em uma atividade da alma em conformidade com a virtude. A principal virtude, que constitui a mais alta forma de eudaimonia, é a:

A)

Justiça, a virtude social que consiste em dar a cada um o que lhe é devido.

B)

Atividade contemplativa ou teórica (theoria), o exercício da razão na busca pelo conhecimento, que é a função mais elevada e divina do ser humano.

C)

Coragem, a virtude do guerreiro que controla o medo e a temeridade no campo de batalha.

D)

Temperança, a virtude do controle dos prazeres e desejos corporais.

Como resolver?

Pergunta 78

Um filósofo, ao refletir sobre a linguagem, argumenta que o significado de uma palavra não é o objeto que ela representa, mas sim seu uso dentro de um 'jogo de linguagem'. Assim como as peças de xadrez só têm sentido dentro das regras do jogo, as palavras só funcionam dentro de contextos sociais e práticos específicos. Essa crítica à visão tradicional da linguagem como mera representação da realidade é central na segunda fase do pensamento de:

A)

Platão, que via a linguagem como uma ferramenta imperfeita para nomear as coisas do mundo sensível, que por sua vez eram cópias das Formas ideais.

B)

Ferdinand de Saussure, que estabeleceu as bases da linguística estrutural, distinguindo entre 'langue' (o sistema) e 'parole' (o uso individual).

C)

Noam Chomsky, que propôs a teoria de uma gramática gerativa universal, inata à mente humana.

D)

Ludwig Wittgenstein, que em suas 'Investigações Filosóficas' abandonou sua visão anterior do 'Tractatus' e desenvolveu a ideia de jogos de linguagem.

Como resolver?

Pergunta 79

O conceito de 'biopoder', desenvolvido por Michel Foucault, descreve uma nova forma de poder que surge na modernidade. Diferente do poder soberano, que se concentrava no indivíduo e tinha o direito de 'fazer morrer ou deixar viver', o biopoder é um poder sobre a vida. Ele se exerce em dois níveis principais: a disciplina dos corpos individuais e a regulamentação da:

A)

População, tratando os seres humanos como uma espécie, gerenciando taxas de natalidade, mortalidade, saúde pública e longevidade.

B)

Linguagem, estabelecendo as regras gramaticais e os significados das palavras para uniformizar a comunicação.

C)

Economia, planejando a produção e a distribuição de bens para garantir a prosperidade do Estado.

D)

Consciência, buscando controlar os pensamentos e crenças dos cidadãos através da propaganda e da ideologia.

Como resolver?

Pergunta 80

O conceito de 'ressentimento' em Nietzsche é crucial para sua genealogia da moral. Ele descreve o ressentimento como uma re-ação, uma vingança imaginária dos fracos contra os fortes. A moralidade que nasce do ressentimento, a 'moral de escravos', caracteriza-se por:

A)

Ser criadora de valores, estabelecendo a distinção 'bom' versus 'ruim' a partir de uma autoafirmação nobre.

B)

Começar por dizer 'sim' a si mesma, à força, à saúde e à vida, e só depois criar o conceito de 'ruim' como consequência.

C)

Valorizar a coragem, a honra, o orgulho e a capacidade de esquecer as ofensas.

D)

Precisar de um mundo exterior, de um 'outro' para odiar, para poder afirmar a si mesma. Seu primeiro ato criador é dizer 'não' ao que é diferente dela.

Como resolver?

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