Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Grátis 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia | Página 22

Creado por: juanbacan

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Pergunta 106

O problema do mal é um desafio teológico e filosófico que questiona como a existência do mal (sofrimento, crueldade, desastres naturais) pode ser compatível com a existência de um Deus que é onipotente, onisciente e onibenevolente. Uma resposta clássica a esse problema, associada a Santo Agostinho e Leibniz, é a 'teodiceia do livre-arbítrio'. Ela argumenta que:

A)

O mal não existe realmente; é apenas uma ausência ou privação do bem, assim como a escuridão é a ausência de luz.

B)

O mal é necessário para que possamos apreciar o bem e para que os seres humanos possam desenvolver virtudes morais como a compaixão e a coragem.

C)

O mal moral (o pecado) não é culpa de Deus, mas resulta do mau uso que os seres humanos fazem de sua liberdade de escolha, um dom que é, em si mesmo, um grande bem.

D)

Deus não é onipotente e, portanto, não consegue impedir o mal, embora deseje fazê-lo.

Como resolver?

Pergunta 107

Um filósofo, observando o comportamento humano, conclui que as pessoas frequentemente agem com base em 'ressentimento'. Indivíduos fracos, incapazes de realizar seus desejos, criam uma moralidade que condena a força, a nobreza e a alegria dos poderosos, chamando de 'bom' aquilo que é fraco, humilde e passivo, e de 'mau' aquilo que é forte e autoafirmativo. Essa análise da 'moralidade de rebanho' ou 'moralidade de escravos' é uma peça central da genealogia da moral de:

A)

Friedrich Nietzsche, que contrapôs a 'moral de senhores' (criadora de valores) à 'moral de escravos' (nascida do ressentimento).

B)

Immanuel Kant, que baseou a moralidade no dever e na universalidade da lei moral.

C)

Aristóteles, que definiu a virtude como um meio-termo entre dois extremos viciosos.

D)

John Stuart Mill, que propôs o utilitarismo, onde a moralidade de uma ação é julgada por sua capacidade de promover a felicidade.

Como resolver?

Pergunta 108

O 'mito do bom selvagem', frequentemente associado a Jean-Jacques Rousseau, descreve o homem em seu estado de natureza original. Segundo essa visão, o homem natural, antes de ser corrompido pela sociedade, era:

A)

Um ser social e político por natureza, buscando viver em comunidade e criar leis.

B)

Solitário, autossuficiente, guiado por instintos de autopreservação ('amour de soi') e compaixão ('pitié'), e, portanto, essencialmente bom e feliz.

C)

Racional e calculista, usando sua inteligência para dominar a natureza e competir com seus pares.

D)

Egoísta, violento e vivendo em um estado de guerra constante com os outros.

Como resolver?

Pergunta 109

Um dos argumentos clássicos a favor da existência de Deus, desenvolvido na Escolástica, é o argumento teleológico ou do desígnio. Ele parte da observação de que o universo exibe ordem, complexidade e propósito, como um relógio que pressupõe um relojoeiro. A conclusão do argumento é que:

A)

Deve haver um primeiro motor imóvel que dá origem a todo o movimento no universo, e este motor é Deus (Argumento do Movimento de Aristóteles/Tomás de Aquino).

B)

Deus é definido como o ser do qual nada maior pode ser pensado; como existir na realidade é maior do que existir apenas na mente, Deus deve existir na realidade (Argumento Ontológico de Santo Anselmo).

C)

Tudo o que começa a existir tem uma causa; o universo começou a existir, logo, o universo tem uma causa, que é Deus (Argumento Cosmológico Kalam).

D)

Essa ordem e finalidade no universo não podem ser fruto do acaso, devendo, portanto, ser o produto de uma inteligência superior, que é Deus.

Como resolver?

Pergunta 110

A filosofia de Gilles Deleuze, muitas vezes em colaboração com Félix Guattari, propõe uma nova imagem do pensamento, que não se baseia na representação e na identidade, mas na criação e na diferença. Eles contrapõem o modelo de pensamento 'arborescente' (com uma raiz, um tronco e ramos hierárquicos) a um modelo que eles chamam de 'rizoma'. Um rizoma é caracterizado por:

A)

Ter um centro fixo e uma estrutura hierárquica, onde todos os pontos se conectam a um ponto central de poder.

B)

Seguir uma progressão linear e lógica, onde cada passo se segue necessariamente do anterior.

C)

Ser uma estrutura fechada e estática, que não permite novas conexões ou transformações.

D)

Ser um sistema acêntrico, não hierárquico, onde qualquer ponto pode ser conectado a qualquer outro, crescendo de forma imprevisível e múltipla.

Como resolver?

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