Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 21

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2014. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Pergunta 101

Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse:

— Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em:
http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

A)

evidenciar a importância de marcas linguísticas valorizadoras da linguagem coloquial.

B)

demonstrar incômodo com a variedade característica de pessoas pouco escolarizadas.

C)

estabelecer um jogo de palavras a fim de produzir efeito de humor.

D)

criticar a linguagem de pessoas originárias de fora dos centros urbanos.

E)

estabelecer uma política de incentivo à escrita correta das palavras.

Como resolver?

Pergunta 102

 

Reciclar é só parte da solução

 

O lixo é um grande problema da sustentabilidade. Literalmente: todos os anos, cada brasileiro produz 385 kg de resíduos — dá 61 milhões de toneladas no total. O certo seria tentar diminuir ao máximo essa quantidade de lixo. Ou seja, em vez de ter objetos recicláveis, o ideal seria produzir sempre objetos reutilizáveis, o que diminui os resíduos. Mas, enquanto isso não acontece, temos que nos contentar com a reciclagem. E é aí que vem um detalhe perigoso: reciclar o lixo também polui o ambiente e gasta energia. Reciclar vidro, por exemplo, é 15% mais caro do que produzi-lo a partir de matérias-primas virgens. Afinal, é feito basicamente de areia, soda e calcário, que são abundantes na natureza. Então, nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo. Já o alumínio é um supernegócio, porque economiza muita energia.

HORTA, M. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 25 maio 2012.

O emprego adequado dos elementos de coesão contribui para a construção de um texto argumentativo e para que os objetivos pretendidos pelo autor possam ser alcançados. A análise desses elementos no texto mostra que o conectivo

A)

“ou seja” introduz um esclarecimento sobre a diminuição da quantidade de lixo.

B)

“mas” instaura justificativas para a criação de novos tipos de reciclagem.

C)

C “também” antecede um argumento a favor da reciclagem.

D)

“afinal” retoma uma finalidade para o uso de matériasprimas

E)

“então” reforça a ideia de escassez de matérias-primas na natureza.

Como resolver?

Pergunta 103

Senhora

 

— Mãe, noooosssa! Esse seu cabelo novo ficou lindo! Parece que você é, tipo, mais jovem! — Jura, minha filha? Obrigada!

— Mas aí você vira de frente e aí a gente vê que, tipo, não é, né?

— Coisa linda da mamãe!

Esse diálogo é real. Claro que achei graça, mas o fato de envelhecer já não é mais segredo para ninguém.

Um belo dia, a vendedora da loja te pergunta: “A senhora quer pagar como?” Senhora? Como assim?

Eu sempre fui a Marcinha! Agora eu sou a dona Márcia! Sim, o porteiro, o motorista de táxi, o jornaleiro, o garçom, o mundo inteiro resolveu ter um respeito comigo que eu não pedi!

CABRITA, M. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 11 ago. 2012 (fragmento)

A exploração de registros linguísticos é importante estratégia para o estabelecimento do efeito de sentido pretendido em determinados textos. No texto, o recurso a diferentes registros indica

A)

mudança na representação social do locutor.

B)

reflexão sobre a identidade profissional da mãe.

C)

referência ao tradicionalismo linguístico da autora do texto.

D)

elogio às situações vivenciadas pela personagem mãe

E)

compreensão do processo de envelhecimento como algo prazeroso.

Como resolver?

Pergunta 104

História de assombração

 

 Ah! Eu alembro uma história que aconteceu com meu tii. Era dia de Sexta-Feira da Paixão, diz que eles falava pra meu tii não num vai pescá não. Ele foi assim mesmo, aí chegô lá, ele tá pescano… tá pescano… e nada de pexe. Aí saiu um mundo véi de cobra em cima dele, aí ele foi embora… Aí até ele memo contava isso e falava É… nunca mais eu vou pescar no dia de Sexta-Feira da Paixão…

COSTA, S. A. S. Narrativas tradicionais tapuias. Goiânia: UFG, 2011 (adaptado).

Quanto ao gênero do discurso e à finalidade social do texto História de assombração, a organização textual e as escolhas lexicais do locutor indicam que se trata de um(a)

A)

criação literária em prosa, que provoca reflexão acerca de problemas cotidianos.

B)

texto acadêmico, que valoriza o estudo da linguagem regional e de suas variantes.

C)

relato oral, que objetiva a preservação da herança cultural da comunidade.

D)

conversa particular, que favorece o compartilhar de informações e experiências pessoais.

E)

anedota regional, que evidencia a fala e o vocabulário exclusivo de um grupo social.

Como resolver?

Pergunta 105

E-mail no ambiente de trabalho

T.C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.

E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:

  1. Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.
  2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.
  3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas.
  4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário.
  5. Evite mensagens do tipo “corrente”

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).

O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego

A)

do modo verbal imperativo, como em “responda” e “programe”.

B)

das marcas de qualificação do especialista, como “consultor” e “palestrante”.

C)

de termos específicos do discurso no mundo virtual.

D)

de argumentos favoráveis à comunicação eficaz.

E)

da palavra “dica” no desenvolvimento do texto

Como resolver?

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