Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 15

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2014. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Você também pode:

Pergunta 71

Soneto

 

Oh! Páginas da vida que eu amava,
Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!…
Ardei, lembranças doces do passado!
Quero rir-me de tudo que eu amava!

E que doido que eu fui!como eu pensava
Em mãe, amor de irmã! em sossegado
Adormecer na vida acalentado
Pelos lábios que eu tímido beijava!

Embora — é meu destino. Em treva densa
Dentro do peito a existência finda
Pressinto a morte na fatal doença!

A mim a solidão da noite infinda
Possa dormir o trovador sem crença.
Perdoa minha mãe — eu te amo ainda!

AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura brasileira como Ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica identifica-se com a(o)

A)

amor materno, que surge como possibilidade de salvação para o eu lírico.

B)

saudosismo da infância, indicado pela menção às figuras da mãe e da irmã.

C)

construção de versos irônicos e sarcásticos, apenas com aparência melancólica.

D)

presença do tédio sentido pelo eu lírico, indicado pelo seu desejo de dormir.

E)

fixação do eu lírico pela ideia da morte, o que o leva a sentir um tormento constante.

Como resolver?

Pergunta 72

Ave a raiva desta noite
A baita lasca fúria abrupta
Louca besta vaca solta
Ruiva luz que contra o dia
Tanto e tarde madrugada

LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 2002 (fragmento).

No texto de Leminski, a linguagem produz efeitos sonoros e jogos de imagens. Esses jogos caracterizam a função poética da linguagem, pois

A)

objetivam convencer o leitor a praticar uma determinada ação.

B)

transmitem informações, visando levar o leitor a adotar um determinado comportamento.

C)

visam provocar ruídos para chamar a atenção do leitor.

D)

apresentam uma discussão sobre a própria linguagem, explicando o sentido das palavras.

E)

representam um uso artístico da linguagem, com o objetivo de provocar prazer estético no leitor.

Como resolver?

Pergunta 73

Banco de preguntas

Giocondas gêmeas

A existência de uma segunda pintura da Mona Lisa — a Gioconda, de Leonardo da Vinci — foi confirmada pelo Museu do Prado, em Madri, em fevereiro. O quadro era conhecido desde o século XVIII, mas tido como uma reprodução tardia do original. Um trabalho de restauração revelou que seu fundo de cor negra na verdade recobria a reprodução de uma típica paisagem da Toscana, como a pintada por Da Vinci. Radiografias mostraram
que a tela é irmã gêmea do original, provavelmente pintada por discípulos do mestre, sob supervisão de Da Vinci, no seu ateliê de Florença, entre 1503 e 1506. Os dois quadros serão, agora, expostos no Louvre. Há, entretanto, diferenças: a florentina Lisa Gherardini (Mona Lisa), aparentemente na meia-idade, parece mais moça na nova tela. O manto sobre o ombro esquerdo do quadro original surge como um véu transparente, e o decote aparece com mais nitidez. A descoberta reforça a tese de estudiosos, como o inglês Martin Kemp, de que assistentes de Da Vinci ajudaram na composição de telas importantes do mestre.

Revista Planeta, ano 40, ed. 474, mar. 2012

Para cumprir sua função social, o gênero notícia precisa divulgar informações novas. No texto Giocondas gêmeas, além de ser confirmada a existência de uma tela gêmea de Mona Lisa e de serem destacadas as diferenças entre elas, o valor informativo do texto está centrado na

A)

afirmação de que a Gioconda genuína estava na fase da meia-idade

B)

revelação da identidade da mulher pintada por Da Vinci, a florentina Lisa Gherardini.

C)

consideração de que as produções artísticas de Da Vinci datam do período renascentista.

D)

descrição do fato de que a tela original mostra um manto sobre o ombro esquerdo da personagem.

E)

confirmação da hipótese de que Da Vinci teve assistentes que o auxiliaram em algumas de suas obras.

Como resolver?

Pergunta 74

Saiba impedir que os cavalos de troia abram a guarda de seu computador

 

A lenda da Guerra de Troia conta que gregos conseguiram entrar na cidade camuflados em um cavalo e, então, abriram as portas da cidade para mais guerreiros entrarem e vencerem a batalha. Silencioso, o cavalo de troia é um programa malicioso que abre as portas do computador a um invasor, que pode utilizar como quiser o privilégio de estar dentro de uma máquina. Esse malware
é instalado em um computador de forma camuflada, sempre com o “consentimento” do usuário. A explicação é que essa praga está dentro de um arquivo que parece ser útil, como um programa ou proteção de tela — que, ao ser executado, abre caminho para o cavalo de troia. A intenção da maioria dos cavalos de troia  (trojans) não é contaminar arquivos ou hardwares. Atualmente, o objetivo principal dos cavalos de troia é roubar informações de
uma máquina. O programa destrói ou altera dados com intenção maliciosa, causando problemas ao computador ou utilizando-o para fins criminosos, como enviar spams. A primeira regra para evitar a entrada dos cavalos de troia é: não abra arquivos de procedência duvidosa.

Disponível em: http://idgnow.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).

Cavalo de troia é considerado um malware que invade computadores, com intenção maliciosa. Pelas informações apresentadas no texto, depreende-se que a finalidade desse programa é

A)

roubar informações ou alterar dados de arquivos de procedência duvidosa.

B)

inserir senhas para enviar spams, através de um rastreamento no computador.

C)

rastrear e investigar dados do computador sem o conhecimento do usuário.

D)

induzir o usuário a fazer uso criminoso e malicioso de seu computador.

E)

usurpar dados do computador, mediante sua execução pelo usuário.

Como resolver?

Pergunta 75

Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião.

BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927

Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a

A)

transformação da cultura brasileira.

B)

religiosidade do povo brasileiro.

C)

abertura do Brasil para a democracia.

D)

importância comercial do Brasil.

E)

autorreferência do povo como brasileiro.

Como resolver?

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