Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 12

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2014. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 56

A escolha de uma determinada substância para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de algumas substâncias. As massas molares dos elementos H, C e O são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol.

Banco de preguntas

Levando-se em conta somente o aspecto energético, a substância mais eficiente para a obtenção de energia, na combustão de 1 kg de combustível, é o

A)

etano.

B)

etanol.

C)

metanol.

D)

acetileno.

E)

hidrogênio.

Como resolver?

Pergunta 57

A adição do adubo descrito provocou diminuição no pH de um solo. Considerando o caráter ácido/básico das substâncias constituintes desse adubo, a diminuição do pH do solo deve ser atribuída à presença, no adubo, de uma quantidade significativa de

A)

ureia.

B)

fosfato de sódio.

C)

nitrato de amônio.

D)

nitrato de potássio

E)

cloreto de potássio.

Como resolver?

Pergunta 58

Para evitar a ocorrência desse fenômeno em lagos deve-se

A)

manter inalterado seu volume de água.

B)

aumentar a população de algas planctônicas.

C)

diminuir o teor de nutrientes despejados nas águas.

D)

impedir a fotossíntese das algas abaixo da superfície.

E)

aumentar a população de espécies do topo da cadeia alimentar.

Como resolver?

Pergunta 59

El candombe es participación

 

Bastaría nombrar al tambor en nuestro país, y ya estaría implícita la referencia al candombe, patrimônio cultural uruguayo y, desde setiembre del 2009, Patrimonio Inmaterial de la Humanidad, reconocido por las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura –Unesco. Proceso que se remonta a la época colonial, cuando era tenido como un mero baile de negros esclavos, ruidoso y obsceno, definición que toman incluso algunos diccionarios antiguos y no tanto, viéndolo como divertimento de pésima categoría por su procedencia racial. Esto fue cambiando merced al combate sin tregua a los prejuicios, siempre en crecimiento su aceptación por el conjunto de la sociedad, hasta llegar a nuestros días, cuando el Gobierno progresista en el 2006 promovió la ley 18059, consagrando los 3 de diciembre como Día del Candombe, la Cultura Afrouruguaya y la Equidad Racial, que en su artículo 5to y final dice: “Declárese patrimonio cultural de la República Oriental del Uruguay al candombe, caracterizado por el toque de los tambores denominados chico, repique y piano, su danza y canto, creado por los afrouruguayos a partir del legado ancestral africano, sus orígenes rituales y su contexto social como comunidad.”

ANDRADE, S. Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).

O status atual do candombe, resultante de um conjunto de mudanças ocorridas no país,
contrasta com um passado marcado por preconceitos. Segundo o texto, esse status se deve à

A)

definição dada por dicionários atuais.

B)

receptividade crescente pela sociedade.

C)

crítica às festas barulhentas.

D)

conservação da herança africana.

E)

visão da dança como obscena.

Como resolver?

Pergunta 60

Banco de preguntas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com. Acesso em: 30 jul. 2012.

Implementar políticas adequadas de alimentação e nutrição é uma meta prioritária em vários países do mundo. A partir da campanha If you can´t read it, why eat it?, os leitores são alertados para o perigo de

A)

acessarem informações equivocadas sobre a formulação química de alimentos empacotados.

B)

consumirem alimentos industrializados sem o interesse em conhecer a sua composição.

C)

acessarem informações equivocadas sobre a formulação química de alimentos empacotados.desenvolverem problemas de saúde pela falta de conhecimento a respeito do teor dos alimentos.

D)

incentivarem crianças a ingerirem grande quantidade de alimentos processados e com conservantes.

E)

ignorarem o aumento constante da obesidade causada pela má alimentação na fase de desenvolvimento da criança.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.