Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 22

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2015. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 106

E: Diva … tem algumas … alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar … alguma coisa que marcou você? Uma experiência … você poderia  Contar agora …

I: É … tem uma que eu vivi quando eu estudava o Terceiro ano científico lá no Atheneu… né.. é:: eu gostava muito do laboratório de química … eu … eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo … aqueles vidros … eu achava aquilo fantástico … aquele monte de coisa … né … então … todos os dias eu ia … quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório … nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório … chegando lá … ele me fez uma experiência … ele me mostrou uma coisa bem interessante que … pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso… então foi aquele fogaréu desfilando… aquele fogaréu … quando o professor saiu … eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico … só que … eu achei o seguinte … se o professor colocou um pouquinho … foi aquele desfile … … imagine se eu colocasse mais … peguei o mesmo béquer … coloquei uma colher … uma colher de cloreto de sódio … foi um fogaréu tão grande … foi uma explosão … quebrou todo o material que estava exposto em cima  da mesa … eu branca … eu fiquei … olha … eu pensei que  eu fosse morrer sabe … quando … o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido …

CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.

Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca… eu fiquei… olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…”, há uma estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável… sua presença na fala revela

A)

distração e poucos anos de escolaridade.

B)

falta de coesão e coerência na apresentação das ideias.

C)

afeto e amizade entre os participantes da conversação.

D)

desconhecimento das regras de sintaxe da norma padrão.

E)

característica do planejamento e execução simultânea desse discurso.

Como resolver?

Pergunta 107

Banco de preguntas

Ao interagirmos socialmente, é comum deixarmos claro nosso posicionamento a respeito do assunto discutido. Para isso, muitas vezes, recorremos a determinadas estratégias argumentativas, dentre as quais se encontra o argumento de autoridade. Considerando o texto em suas cinco partes, constata-se que há o emprego de argumento de autoridade no trecho:

A)

“Seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente . Refletir sobre suas experiências ajuda a descobrir o que realmente importa.”

B)

“As pesquisas mostram que quem tem menos de três pessoas em sua rede de contatos próxima [...] tem mais chances de desenvolver uma doença mental.”

C)

“Caminhe ou corra, ande de bicicleta, pratique um esporte, dance. Os exercícios fazem as pessoas se sentirem bem.”

D)

“Tente algo novo, matricule-se em um curso [...] Escolha um desafio que você vai gostar de perseguir.”

E)

“Fazer parte de uma comunidade traz benefícios — entre eles relações sociais mais significativas”.

Como resolver?

Pergunta 108

Não adianta isolar o fumante

Se quiser mesmo combater o fumo, o governo precisa ir além das restrições. É preciso apoiar quem quer largar o cigarro.

Ao apoiar uma medida provisória para combater o fumo em locais públicos nos 27 estados brasileiros, o senado reafirmou um valor fundamental: a defesa da saúde e da vida.

Em pelo menos um aspecto a MP 540/2011 é ainda mais rigorosa que as medidas em vigor em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, estados que até agora adotaram as legislações mais duras contra o tabagismo. Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados, incluindo até tabacarias, onde o fumo era autorizado sob determinadas condições.

Uma das principais medidas atinge o fumante no bolso. O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%. Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido. Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.

A visão fundamental da MP está correta. Sabe-se, há muito, que o tabaco faz mal à saúde. É razoável, portanto, que o Estado aja em nome da saúde pública.

Época, 28 nov. 2011 (adaptado)

O autor do texto analisa a aprovação da MP 540/2011 pelo Senado, deixando clara a sua opinião sobre o tema. O trecho que apresenta uma avaliação pessoal do autor como uma estratégia de persuasão do leitor é:

A)

“Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados".

B)

"O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros.’’

C)

“O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%.”

D)

“Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido.”

E)

“Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.”

Como resolver?

Pergunta 109

Banco de preguntas

Esse texto trata de uma campanha sobre o trânsito e visa a orientação dos motociclistas quanto ao(à)

A)

intolerância com a morosidade do tráfego.

B)

desconhecimento da legislação.

C)

crescente número de motocicletas.

D)

manutenção preventiva do veículo.

E)

cuidado com a própria segurança.

Como resolver?

Pergunta 110

Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto – uma beleza imaterial – e o baixo – uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia – nem mulata ou negra – poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa “monarquia tropical”?

OLIVEIRA, C. Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

A)

incorporação de grandes correntes teóricas de uma época, conferindo legitimidade ao trabalho do artista.

B)

atemporalidade do tema abordado pelo artista, garantindo perenidade ao objeto de arte então elaborado.

C)

inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.

D)

inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.

E)

assimilação de técnicas e recursos já utilizados por movimentos anteriores que trataram da temática.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.