Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 21

Creado por: juanbacan

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Pergunta 101

O mundo das grandes inovações tecnológicas, dos avanços das pesquisas médicas e que já presenciou o envio de homens ao espaço é o mesmo lugar onde 1 bilhão de pessoas dormem e acordam com fome. A desnutrição ocupa o primeiro lugar no ranking dos 10 maiores riscos à saúde e mata mais do que a aids, a malária e a tuberculose combinadas. O equivalente às populações da Europa e da América do Norte, juntas, está de barriga vazia. E um futuro famélico aguarda a raça humana. Em 2050, apenas por razões ligadas às mudanças climáticas, o número de pessoas sem comida no prato vai aumentar em até 20%.

Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 22 jan. 2012.

Considerando a natureza do tema, a forma como está apresentado e o meio pelo qual é veiculado o texto, percebe-se que seu principal objetivo é

A)

divulgar dados estatísticos recentes sobre a fome no mundo e sobre as inovações tecnológicas.

B)

esclarecer questões científicas acerca dos danos causados pela fome e pela aids nos indivíduos.

C)

demonstrar que a fome, juntamente com as doenças endêmicas, também é um problema de saúde pública.

D)

convidar o leitor a engajar-se em alguma ação positiva contra a fome, a partir da divulgação de dados alarmantes.

E)

alertar sobre o problema da fome, apresentando-o como um contraste no mundo de tantos recursos tecnológicos.

Como resolver?

Pergunta 102

TEXTO I

Voluntário Rosa tecia redes, e os produtos de sua pequena indústria gozavam de boa fama nos arredores. A reputação da tapuia crescera com a feitura de uma maqueira de tucum ornamentada com a coroa brasileira, obra de ingênuo gosto, que lhe valera a admiração de toda a comarca e provocara a inveja da célebre Ana Raimunda, de Óbidos, a qual chegara a formar uma fortunazinha com aquela especialidade, quando a indústria norte-americana reduzira à inatividade os teares rotineiros do Amazonas.

SOUSA, I. Contos amazônicos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TEXTO II

Relato de um certo oriente Emilie, ao contrário de meu pai, de Dorner e dos nossos vizinhos, não tinha vivido no interior do Amazonas. Ela, como eu, jamais atravessara o rio. Manaus era o seu mundo visível. O outro latejava na sua memória. Imantada por uma voz melodiosa, quase encantada, Emilie maravilha-se com a descrição da trepadeira que espanta a inveja, das folhas malhadas de um tajá que reproduz a fortuna de um homem, das receitas de curandeiros que veem em certas ervas da floresta o enigma das doenças mais temíveis, com as infusões de coloração sanguínea aconselhadas para aliviar trinta e seis dores do corpo humano. “E existem ervas que não curam nada”, revelava a lavadeira, “mas assanham a mente da gente. Basta tomar um gole do líquido fervendo para que o cristão sonhe uma única noite muitas vidas diferentes”. Esse relato poderia ser de duvidosa veracidade para outras pessoas, mas não para Emilie.

HATOUM, M. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

As representações da Amazônia na literatura brasileira mantêm relação com o papel atribuído à região na construção do imaginário nacional. Pertencentes a contextos históricos distintos, os fragmentos diferenciam-se ao propor uma representação da realidade amazônica em que se evidenciam

A)

aspectos da produção econômica e da cura na tradição popular.

B)

manifestações culturais autênticas e da resignação familiar.

C)

valores sociais autóctones e influência dos estrangeiros.

D)

formas de resistência locais e do cultivo das superstições.

E)

costumes domésticos e levantamento das tradições indígenas.

Como resolver?

Pergunta 103

Banco de preguntas

A palavra inglesa “involution” traduz-se como involução ou regressão. A construção da imagem com base na combinação do verbal com o não verbal revela a intenção de:

A)

denunciar o retrocesso da humanidade.

B)

criticar o consumo de bebida alcoólica pelos humanos.

C)

satirizar a caracterização dos humanos como primatas.

D)

elogiar a teoria da evolução humana pela seleção natural.

E)

fazer um trocadilho com as palavras inovação e involução.

Como resolver?

Pergunta 104

Da timidez

Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença. […]

O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó

VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. Os elementos que evidenciam noções semelhantes estão destacados em:

A)

“Se ficou notório por ser tímido” e “[...] então tem que se explicar.”

B)

“[...] então tem que se explicar” e “[...] quando as estrelas virarem pó”.

C)

“[...] ficou notório apesar de ser tímido [...]” e “[...] mas isso não é vantagem [...]”.

D)

“[...] um estratagema para ser notado [...]” e “Tão secreto que nem ele sabe”.

E)

“[...] como no paradoxo psicanalítico [...]” e “[...] porque só ele acha [...]”.

Como resolver?

Pergunta 105

Banco de preguntas

A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca presença no panorama da arte brasileira e internacional. Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado manual para:

A)

obtenção das linhas retas paralelas.

B)

valorização do tracejado retilíneo.

C)

exploração de diferentes texturas.

D)

obtenção do equilíbrio assimétrico.

E)

inscrição homogênea das formas e palavras.

Como resolver?

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