Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 19

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2015. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 91

Las lenguas existen para comunicarse y para mantener la diversidad cultural de las sociedades. Perder una lengua es perder parte del patrimonio cultural de los pueblos, de ahí que un proyecto de colaboración on-line se haya puesto como meta la protección de la diversidad lingüística mundial. Según los expertos, en 2100 solo se hablará la mitad de las lenguas que siguen vivas en la actualidad, de ahí la importancia de esta iniciativa. En el mundo existen más de 3 000 idiomas en peligro de extinción, pero la tecnología puede impulsar su utilización y conservación. Gracias a la digitalización de documentos, grabación de vídeos y audio en alta calidad, y a la capacidad de compartirlos con el resto del mundo se espera que muchas lenguas que solo hablan o escriben unas miles de personas no caigan en el olvido y estén avocadas a la desaparición. Es el caso de la ya extinguida lengua Miami-Illinois, que hablaban comunidades de indios americanos en el actual Medio Oeste de Estados Unidos y cuyos últimos parlantes murieron en la década de los 1960. Años más tarde un ciudadano de la tribu Miami de Oklahoma aprendió la lengua a través de manuscritos y ahora trata de revitalizar el idioma a base de archivos de audio, relatos. Se trata de solo un ejemplo, pero puede servir como muestra de otros muchos trabajos y del uso de la tecnología y la red con fines lingüistícas.

Disponível em: www.muyinteresante.es. Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

Mais que uma forma de comunicação, o idioma de um povo é a marca de sua cultura. Nesse sentido, o texto informa sobre o(a)

A)

uso da tecnologia como ferramenta para a conservação de línguas em vias de extinção.

B)

importância da valorização da língua oral para a conservação da cultura de um povo.

C)

forma como a língua Miami-Illinois sobreviveu à ameaça de extinção.

D)

evolução natural das línguas, suas adaptações e seu possível desaparecimento.

E)

tendência à substituição dos meios de comunicação tradicionais por ferramentas digitais.

Como resolver?

Pergunta 92

Horse or cow Prior to taking retirement and selling off his land, a farmer needed to get rid of all the animals he owned, so he decided to call on every house in his village. At houses where the man was the boss, he gave a horse; at houses where the woman was the boss, he gave a dairy cow.

Approaching one cottage, he saw a couple gardening and called out, ‘Who’s the boss around here?’

‘I am,’ said the man.

The farmer said: ‘I have a black horse and a brown horse. Which one would you like?’

The man thought for a minute and said, ‘The black one.’

‘No, no, get the brown one,’ said his wife.

The farmer said, ‘Here’s your cow.’

TIBBALLS, G. The book of senior jokes. Great Britain: Michael O’Mara, 2009 (adaptado)

O texto relata o caso de um fazendeiro prestes a se aposentar e vender sua fazenda. O aspecto cômico desse texto provém da

A)

constatação pelo fazendeiro da razão de sua aposentadoria.

B)

opinião dos vizinhos referente à forma de se livrar dos animais.

C)

percepção do fazendeiro quanto à relação de poder entre o casal.

D)

agressividade da esposa relacionada a um questionamento inocente.

E)

indecisão dos cônjuges quanto à melhor escolha a ser feita no momento.

Como resolver?

Pergunta 93

First Footing

One of the major Hogmanay customs was ‘’first-footing’’. Shortly after ‘’the bells’’ – the stroke of midnight when public clocks would chime to signal the start of the new year —, neighbours would visit one another’s houses to wish each other a good new year. This visiting was known as ‘’first-footing’’, and the luckiest first-foot into any  house was a tall, dark and handsome man — perhaps as a reward to the woman who traditionally had spent the previous day scrubbing her house (another Hogmanay ritual). Women or red heads, however, were always considered bad luck as first-foots.

First-foots brought symbolic gifts to ‘’handsel’’ the house: coal for the fire, to ensure that house would be warm and safe, and shortbread or black bun (a type of fruit cake) to symbolise that the household would never go hungry that year.

First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, although not the Scots love of a good party, of which there are plenty on the night!

Disponível em: www.visitscotland.com. Acesso em: 23 nov. 2011.

A partir da leitura do texto sobre a comemoração do ano-novo na Escócia, observa-se que, com o tempo, aspectos da cultura de um povo podem ser

A)

passados para outros povos.

B)

substituídos por outras práticas.

C)

reforçados pelas novas gerações.

D)

valorizados pelas tradições locais.

E)

representados por festas populares.

Como resolver?

Pergunta 94

Soy madre de un pequeño de 3 años y a partir del artículo “Desenchúfalo… ¡y a jugar!”, me puse a pensar en el tiempo que le dedico a mi hijo. Todos los días, cuando llego a mi casa, mi prioridad es mi hijo y nos turnamos con mi marido para ver quién cocina y quién se tira en el piso a jugar con Santiago. Nuestro hijo tiene toda tecnología a su disposición, porque su papá es técnico en sistemas, pero cuando llegamos a casa después de un agotador día laboral, nos desenchufamos los tres y usamos cualquier cosa que tengamos a mano: una pelota o una sábana para divertirnos. Esa pequeña terapia de risa es altamente curativa contra los bajones anímicos, contra el estrés, contra los pequeños enojos cotidianos, contra todo.

OVIEDO, P. Sophia, n. 130, ago. 2012 (adaptado).

O texto é uma carta de leitor sobre a reportagem “Desenchúfalo… ¡y a jugar!”, publicada em uma revista. Ao relatar sua experiência pessoal, a leitora retoma o tema da reportagem e confirma a necessidade de

A)

cercar as crianças da tecnologia disponível e treiná-las a usá-la.

B)

desconectar as crianças dos aparelhos tecnológicos e brincar com elas.

C)

oferecer às crianças uma variedade de brinquedos não tecnológicos.

D)

revezar o tempo que cada um dedica às brincadeiras com os filhos.

E)

controlar o tempo de que os filhos dispõem para usar os aparelhos tecnológicos.

Como resolver?

Pergunta 95

36 hours in Buenos Aires

Contemporary Argentine history is a roller coaster of financial booms and cracks, set to the gripping political soap operas. But through all the highs and lows, one thing has remained constant: Buenos Aires’s graceful elegance and cosmopolitan cool. This attractive city continues to draw food lovers, design buffs and party people with its riotous night life, fashion-forward styling and a favorable exchange rate. Even with the uncertain economy, the creative energy and enterprising spirit of Porteños, as residents are called, prevail — just look to the growing ranks of art spaces, boutiques, restaurants and hotels.

SINGER, P. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 30 jul. 2012.

Nesse artigo de jornal, Buenos Aires é apresentada como a capital argentina, que

A)

foi objeto de novelas televisivas baseadas em sua vida noturna e artística.

B)

manteve sua elegância e espírito cosmopolita, apesar das crises econômicas.

C)

teve sua energia e aspecto empreendedor ofuscados pela incerteza da economia.

D)

foi marcada historicamente por uma vida financeira estável, com repercussão na arte.

E)

parou de atrair apreciadores da gastronomia, devido ao alto valor de sua moeda.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.