Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 23

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2015. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Você também pode:

Pergunta 111

Como estamos na “Era Digital”, foi necessário rever os velhos ditados existentes e adaptá-los à nova realidade. Veja abaixo…

1. A pressa é inimiga da conexão.
2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. Para bom provedor uma senha basta.
4. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
5. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
6. Quem clica seus males multiplica.
7. Quem semeia e-mails, colhe spams.
8. Os fins justificam os e-mails.

Disponível em: www.abusar.org.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado).

No texto, há uma reinterpretação de ditados populares com o uso de termos da informática. Essa reinterpretação

A)

torna o texto apropriado para profissionais da informática.

B)

atribui ao texto um caráter humorístico.

C)

restringe o acesso ao texto por público não especializado.

D)

deixa a terminologia original mais acessível ao público em geral.

E)

dificulta a compreensão do texto por quem não domina a língua inglesa.

Como resolver?

Pergunta 112

Banco de preguntas

Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.

Esse infográfico resume as conclusões de diversas pesquisas científicas sobre a adolescência. Tais conclusões.

A)

desconstroem os estereótipos a respeito dos adolescentes.

B)

estabelecem novos limites de duração para essa fase da vida.

C)

reiteram a ideia da adolescência como um período conturbado.

D)

confirmam a proximidade entre os universos adolescente e adulto.

E)

apontam a insegurança como uma característica típica dos adolescentes.

Como resolver?

Pergunta 113

Síntese entre erudito e popular

Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio

A)

do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados.

B)

do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.

C)

da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e linearidade representacional.

D)

da observação e da cópia detalhada do objeto representado e do emprego de materiais disponíveis na região.

E)

da utilização de materiais disponíveis no Brasil e da interpretação idealizada e linear dos objetos representados.

Como resolver?

Pergunta 114

Famigerado

Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado… faz-me-gerado… falmisgeraldo… familhas-gerado…?

ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988

A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

A)

o narrador se cala, pensa e monologa, tentando assim evitar a perigosa pergunta de seu interlocutor.

B)

o sertanejo emprega um discurso cifrado, com enigmas, como se vê em “a conversa era para teias de aranhas".

C)

entre os dois homens cria-se uma comunicação impossível, decorrente de suas diferenças socioculturais.

D)

a fala do sertanejo é interrompida pelo gesto de impaciência do narrador, decidido a mudar o assunto da conversa.

E)

a palavra desconhecida adquire o poder de gerar conflito e separar as personagens em planos incomunicáveis.

Como resolver?

Pergunta 115

Em primeiro lugar gostaria de manifestar os meus agradecimentos pela honra de vir outra vez à Galiza e conversar não só com os antigos colegas, alguns dos quais fazem parte da mesa, mas também com novos colegas, que pertencem à nova geração, em cujas mãos, com toda certeza, está também o destino do Galego na Galiza, e principalmente o destino do Galego incorporado à grande família lusófona.

E, portanto, é com muito prazer que teço algumas considerações sobre o tema apresentado. Escolhi como tema como os fundadores da Academia Brasileira de Letras viam a língua portuguesa no seu tempo. Como sabem, a nossa Academia, fundada em 1897, está agora completando 110 anos, foi organizada por uma reunião de jornalistas, literatos, poetas que se reuniam na secretaria da Revista Brasileira, dirigida por um crítico literário e por um literato chamado José Veríssimo, natural do Pará, e desse entusiasmo saiu a ideia de se criar a Academia Brasileira, depois anexada ao seu título: Academia Brasileira de Letras.

Nesse sentido, Machado de Assis, que foi o primeiro presidente desde a sua inauguração até a data de sua morte, em 1908, imaginava que a nossa Academia deveria ser uma academia de Letras, portanto, de literatos.

BECHARA, E. Disponível em: www.academiagalega.org. Acesso em: 31 jul. 2012

No trecho da palestra proferida por Evanildo Bechara, na Academia Galega da Língua Portuguesa, verifica-se o uso de estruturas gramaticais típicas da norma padrão da língua. Esse uso

A)

torna a fala inacessível aos não especialistas no assunto abordado.

B)

contribui para a clareza e a organização da fala no nível de formalidade esperado para a situação.

C)

atribui à palestra características linguísticas restritas à modalidade escrita da língua portuguesa.

D)

dificulta a compreensão do auditório para preservar o caráter rebuscado da fala.

E)

evidencia distanciamento entre o palestrante e o auditório para atender os objetivos do gênero palestra.

Como resolver?

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