Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2018 Online e Gratuito | Questões para Estudar | Página 6

Creado por: juanbacan

Pratique com o Simulado ENEM 2018 online e gratuito. Resolva questões no estilo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude como na prova real e melhore sua preparação para conquistar vaga no SISU.
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Você também pode:

Pergunta 26

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
— “Paz no futuro e glória no passado.”
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!

Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada.
Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento).

o uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a)

A)

reverência de um povo a seu país.

B)

gênero solene de característica protocolar.

C)

canção concebida sem interferência da oralidade.

D)

escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa.

E)

artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.

Como resolver?

Pergunta 27

Banco de preguntas

SILVA, I.; SANTOS, M. E. P.; JUNG, N. M. Domínios de Lingu@gem, n.4, out.-dez. 2016 (adaptado).

A fotografia exibe a fachada de um supermercado em Foz do Iguaçu, cuja localização transfronteiriça é marcada tanto pelo limite com Argentina e Paraguai quanto pela presença de outros povos. Essa fachada revela o(a)

A)

apagamento da identidade linguística.

B)

planejamento linguístico no espaço urbano.

C)

presença marcante da tradição oral na cidade.

D)

disputa de comunidades linguísticas diferentes.

E)

poluição visual promovida pelo multilinguismo.

Como resolver?

Pergunta 28

O trabalho não era penoso: colar rótulos, meter vidros em caixas, etiquetá-las, selá-las, envolvê-las em papel celofane, branco, verde, azul, conforme o produto, separá-las em dúzias… Era fastidioso. Para passar mais rapidamente as oito horas havia o remédio: conversar. Era proibido, mas quem ia atrás de proibições? O patrão vinha? Vinha o encarregado do serviço? Calavam o bico, aplicavam-se ao trabalho. Mal viravam as costas, voltavam a taramelar. As mãos não paravam, as línguas não paravam. Nessas conversas intermináveis, de linguagem solta e assuntos crus, Leniza se completou. Isabela, Afonsina, Idália, Jurete, Deolinda – foram mestras. O mundo acabou de se desvendar. Leniza perdeu o tom ingênuo que ainda podia ter. Ganhou um jogar de corpo que convida, um quebrar de olhos que promete tudo, à toa, gratuitamente. Modificou-se o timbre de sua voz. Ficou mais quente. A própria inteligência se transformou.
Tornou-se mais aguda, mais trepidante

REBELO, M. A estrela sobe. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

O romance, de 1939, traz à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto centrado no

A)

julgamento da mulher fora do espaço doméstico.

B)

relato sobre as condições de trabalho no Estado Novo.

C)

destaque a grupos populares na condição de protagonistas

D)

processo de inclusão do palavrão nos hábitos de linguagem.

E)

vínculo entre as transformações urbanas e os papéis femininos.

Como resolver?

Pergunta 29

A imagem da negra e do negro em produtos de
beleza e a estética do racismo

Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a representação da população negra, especialmente da mulher negra, em imagens de produtos de beleza presentes em comércios do nordeste goiano. Evidencia-se que a presença de estereótipos negativos nessas imagens dissemina um imaginário racista apresentado sob a forma de uma estética racista que camufla a exclusão e normaliza a inferiorização sofrida pelos(as) negros(as) na sociedade brasileira. A análise do material imagético aponta a desvalorização estética do negro,
especialmente da mulher negra, e a idealização da beleza e do branqueamento a serem alcançados por meio do uso dos produtos apresentados. O discurso midiático-publicitário dos produtos de beleza rememora e legitima a prática de uma ética racista construída e atuante no cotidiano. Frente a essa discussão, sugere-se que o trabalho antirracismo, feito nos diversos espaços sociais, considere o uso de estratégias para uma “descolonização estética” que empodere os sujeitos negros por meio de sua valorização estética e protagonismo na construção de uma ética da diversidade.

Palavras-chave: Estética, racismo, mídia, educação, diversidade.

SANT’ANA, J. A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo. Dossiê: trabalho e educação básica. Margens Interdisciplinar.
Versão digital. Abaetetuba, n.16,jun. 2017 (adaptado).

O cumprimento da função referencial da linguagem é uma marca característica do gênero resumo de artigo acadêmico. Na estrutura desse texto, essa função é estabelecida pela

A)

impessoalidade, na organização da objetividade das informações, como em “Este artigo tem por finalidade” e “Evidencia-se”.

B)

seleção lexical, no desenvolvimento sequencial do texto, como em “imaginário racista” e “estética do negro”.

C)

metaforização, relativa à construção dos sentidos figurados, como nas expressões “descolonização estética” e “discurso midiático-publicitário”.

D)

nominalização, produzida por meio de processos derivacionais na formação de palavras, como “inferiorização” e “desvalorização”.

E)

adjetivação, organizada para criar uma terminologia antirracista, como em “ética da diversidade” e “descolonização estética”.

Como resolver?

Pergunta 30

Banco de preguntas

ROSA, R. Grande sertão: veredas: adaptação da obra de João Guimarães Rosa.
São Paulo: Globo, 2014 (adaptado).

A imagem integra uma adaptação em quadrinhos da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Na representação gráfica, a inter-relação de diferentes linguagens caracteriza-se por

A)

romper com a linearidade das ações da narrativa literária.

B)

ilustrar de modo fidedigno passagens representativas da história.

C)

articular a tensão do romance à desproporcionalidade das formas.

D)

potencializar a dramaticidade do episódio com recursos das artes visuais.

E)

desconstruir a diagramação do texto literário pelo desequilíbrio da composição.

Como resolver?

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