Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2018 Online e Gratuito | Questões para Estudar | Página 2

Creado por: juanbacan

Pratique com o Simulado ENEM 2018 online e gratuito. Resolva questões no estilo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude como na prova real e melhore sua preparação para conquistar vaga no SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 6

¿Qué es la X Solidaria?

La X Solidaria es una equis que ayuda a las personas más vulnerables. Podrás marcarla cuando hagas la declaración de la renta. Es la casilla que se denomina
“Fines Sociales”. Nosotros preferimos llamarla X Solidaria:

  • porque al marcada haces que se destine un 0,7 de tus impuestos a programas sociales que realizan las ONG.
  • porque se benefician los colectivos más desfavorecidos, sin ningún coste económico para ti.
  • porque NO marcarla es tomar una actitud pasiva, y dejar que sea el Estado quien decida el destino de esa parte de tus impuestos.
  • porque marcándola te conviertes en contribuyente activo solidario.

Disponível em: http://xsolidaria.org. Acesso em: 20 fev. 2012 (adaptado).

As ações solidárias contribuem para o enfrentamento de problemas sociais. No texto, a ação solidária ocorre quando o contribuinte

A)

delega ao governo o destino de seus impostos.

B)

escolhe projetos que terão isenção de impostos.

C)

destina parte de seus impostos para custeio de programas sociais.

D)

determina a criação de impostos para implantação de projetos sociais.

E)

seleciona vários programas para beneficiar cidadãos vulneráveis socialmente.

Como resolver?

Pergunta 7

¿Cómo gestionar la diversidad lingüística en el aula?

El aprendizaje de idiomas es una de las demandas de la sociedad en la escuela: los alumnos tienen que finalizar la escolarización con un buen conocimiento, por lo menos, de las tres lenguas curriculares: catalán, castellano e inglés (o francés, portugués…).
La metodología que promueve el aprendizaje integrado de idiomas en la escuela tiene en cuenta las relaciones entre las diferentes lenguas: la mejor enseñanza de una lengua incide en la mejora de todas las demás. Se trata de educar en y para la diversidad lingüística y cultural.
Por eso, la V Jornada de Buenas Prácticas de Gestión del Multilingüismo, que se celebrará en Barcelona, debatirá sobre la gestión del multilingüismo en el aula. El objetivo es difundir propuestas para el aprendizaje integrado de idiomas y presentar experiencias prácticas de gestión de la diversidad lingüística presente en las aulas.

Disponível em: www10.gencat.cat. Acesso em: 15 set. 2010 (adaptado).

Na região da Catalunha, Espanha, convivem duas línguas oficiais: o catalão e o espanhol. Além dessas, ensinam-se outras línguas nas escolas. De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário

A)

ampliar o número de línguas ofertadas para enriquecer o conteúdo.

B)

divulgar o estudo de diferentes idiomas e culturas para atrair os estudantes

C)

privilegiar o estudo de línguas maternas para valorizar os aspectos regionais.

D)

explorar as relações entre as línguas estudadas para promover a diversidade.

E)

debater as práticas sobre multilinguismo para formar melhor os professores de línguas.

Como resolver?

Pergunta 8

TEXTO I

A Free World-class Education for Anyone Anywhere

The Khan Academy is an organization on a mission. We’re a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site’s resources are available to anyone. The Khan Academy’s materials and resources are available to you completely free of charge.

Disponível em: www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

TEXTO II

I didn’t have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and money view education as simply “sit-and-get”. If your philosophy of education is “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more efficient than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don’t want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.

Disponível em: http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 2 mar. 2012.

Com o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de

A)

elogiar o trabalho proposto para a educação nessa era tecnológica.

B)

reforçar como a mídia pode contribuir para revolucionar a educação.

C)

chamar a atenção das pessoas influentes para o significado da educação.

D)

destacar que o site tem melhores resultados do que a educação tradicional.

E)

criticar a concepção de educação em que se baseia a organização.

Como resolver?

Pergunta 9

Mayo
15
Que mañana no sea otro nombre de hoy

En el año 2011, miles de jóvenes, despojados de sus casas y de sus empleos, ocuparon las plazas y las calles de varias ciudades de España.
Y la indignación se difundió. La buena salud resultó más contagiosa que las pestes, y las voces de los indignados atravesaron las fronteras dibujadas en los mapas. Así resonaron en el mundo:
Nos dijeron “¡a la puta calle!”, y aquí estamos.
Apaga la tele y enciende la calle.
La llaman crisis, pero es estafa.
No falta dinero: sobran ladrones.
Los mercados gobiernan. Yo no los voté.
Ellos toman decisiones por nosotros, sin nosotros.
Se alquila esclavo económico.
Estoy buscando mis derechos. ¿Alguien los ha visto?
Si no nos dejan soñar, no los dejaremos dormir

GALEANO, E. Los hijos de los dias. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.

Ao elencar algumas frases proferidas durante protestos na Espanha, o enunciador transcreve, de forma direta, as
reivindicações dos manifestantes para

A)

provocá-los de forma velada.

B)

dar voz ao movimento popular.

C)

fomentar o engajamento do leitor.

D)

favorecer o diálogo entre governo e sociedade.

E)

instaurar dúvidas sobre a legitimidade da causa.

Como resolver?

Pergunta 10

‘Is it your opinion, Winston, that the past has real
existence?’ […] O’Brien smiled faintly. ‘I will put it more
precisely. Does the past exist concretely, in space? Is
there somewhere or other a place, a world of solid objects,
where the past is still happening?’
‘No.’
‘Then where does the past exist, if at all?’
‘In records. It is written down.’
‘In records. And — —?’
‘In the mind. In human memories.’
‘In memory. Very well, then. We, the Party, control all
records, and we control all memories. Then we control the
past, do we not?’

ORWELL, G. Nineteen Eighty-Four. New York: Signet Classics, 1977.

O romance 1984 descreve os perigos de um Estado totalitário. A ideia evidenciada nessa passagem é que o controle do Estado se dá por meio do(a)

A)

boicote a ideais libertários.

B)

veto ao culto das tradições.

C)

poder sobre memórias e registros

D)

censura a produções orais e escritas.

E)

manipulação de pensamentos individuais.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.