Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2018 Online e Gratuito | Questões para Estudar | Página 8

Creado por: juanbacan

Pratique com o Simulado ENEM 2018 online e gratuito. Resolva questões no estilo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude como na prova real e melhore sua preparação para conquistar vaga no SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 36

A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. […] O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia ã alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia. Por sorte ainda aparece nos campos, […] algum atrevido que sai do roteiro e comete o disparate de driblar o time adversário inteirinho, além do juiz e do público das arquibancadas, pelo puro prazer do corpo que se lança na proibida aventura da liberdade.

GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM Pockets, 1995 (adaptado).

O texto indica que as mudanças nas práticas corporais, especificamente no futebol,

A)

fomentaram uma tecnocracia, promovendo uma vivência mais lúdica e irreverente.

B)

promoveram o surgimento de atletas mais habilidosos, para que fossem inovadores.

C)

incentivaram a associação dessa manifestação à fruição, favorecendo o improviso.

D)

tornaram a modalidade em um produto a ser consumido, negando sua dimensão criativa.

E)

contribuíram para esse esporte ter mais jogadores, bem como acompanhado de torcedores.

Como resolver?

Pergunta 37

Banco de preguntas

Fotografia: LUCAS HALLEL. Disponível em: www.fiickr.com. Acesso em: 16 abr. 2018 (adaptado)

O grupo O Teatro Mágico apresenta composições autorais que têm referências estéticas do rock, do pop e da música folclórica brasileira. A originalidade dos seus shows tem relação com a ópera europeia do século XIX a partir da

A)

disposição cênica dos artistas no espaço teatral.

B)

integração de diversas linguagens artísticas.

C)

sobreposição entre música e texto literário.

D)

manutenção de um diálogo com o público.

E)

adoção de um enredo como fio condutor.

Como resolver?

Pergunta 38

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo
com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.

Disponível em: www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24jun. 2014

Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)

A)

reportagem, pois busca convencer o interlocutor da tese defendida ao longo do texto.

B)

resumo, pois promove o contato rápido do leitor com uma informação desconhecida.

C)

sinopse, pois sintetiza as informações relevantes de uma obra de modo impessoal.

D)

instrução, pois ensina algo por meio de explicações sobre uma obra específica.

E)

resenha, pois apresenta uma produção intelectual de forma crítica.

Como resolver?

Pergunta 39

TEXTO I 

 

Banco de preguntas

 

Disponível em: www.normagrimberg.com.br. Acesso em: 13 dez. 2017.

TEXTO II

 

Banco de preguntas

 

 

 

Disponível em: www.museunacional.ufrj.br. Acesso em: 11 dez. 2017

As duas imagens são produções que têm a cerâmica como matéria-prima. A obra Estrutura vertical dupla se distingue da urna funerária marajoara ao

A)

evidenciar a simetria na disposição das peças.

B)

materializar a técnica sem função utilitária.

C)

abandonar a regularidade na composição.

D)

anular possibilidades de leituras afetivas.

E)

integrar o suporte em sua constituição.

Como resolver?

Pergunta 40

o que será que ela quer
essa mulher de vermelho
alguma coisa ela quer
pra ter posto esse vestido
não pode ser apenas
uma escolha casual
podia ser um amarelo
verde ou talvez azul
mas ela escolheu vermelho
ela sabe o que ela quer
e ela escolheu vestido
e ela é uma mulher
então com base nesses fatos
eu já posso afirmar
que conheço o seu desejo
caro watson, elementar:
o que ela quer sou euzinho
sou euzinho o que ela quer
só pode ser euzinho
o que mais podia ser

FREITAS, A. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

No processo de elaboração do poema, a autora confere ao eu lírico uma identidade que aqui representa a

A)

hipocrisia do discurso alicerçado sobre o senso comum.

B)

mudança de paradigmas de imagem atribuídos à mulher.

C)

tentativa de estabelecer preceitos da psicologia feminina.

D)

importância da correlação entre ações e efeitos causados.

E)

valorização da sensibilidade como característica de gênero.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.