Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 277

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1381

Devemos dar apoio emocional específico, trabalhando o sentimento de culpa que as mães têm de infectar o filho. O principal problema que vivenciamos é quanto ao aleitamento materno. Além do sentimento muito forte manifestado pelas gestantes de amamentar seus filhos, existem as cobranças da família, que exige explicações pela recusa em amamentar, sem falar nas companheiras na maternidade que estão amamentando. Esses conflitos constituem nosso maior desafio. Assim, criamos a técnica de mamadeirar. O que é isso? É substituir o seio materno por amor, oferecendo a mamadeira, e não o peito!

PADOIN, S. M. M. et al. (Org.) Experiências interdisciplinares em Aids: interfaces de uma epidemia. Santa Maria: UFSM, 2006 (adaptado).

O texto é o relato de uma enfermeira no cuidado de gestantes e mães soropositivas. Nesse relato, em meio ao drama de mães que não devem amamentar seus recém nascidos, observa-se um recurso da língua portuguesa, presente no uso da palavra “mamadeirar”, que consiste

A)  

na manifestação do preconceito linguístico.

B)  

na recorrência a um neologismo.

C)  

no registro coloquial da linguagem.

D)  

na expressividade da ambiguidade lexical.

E)  

na contribuição da justaposição na formação de palavras.

Como resolver?

Pergunta 1382

Essa peça publicitária foi construída relacionando elementos verbais e não verbais. Considerando-se as estratégias argumentativas utilizadas pelo seu autor, percebe-se que a linguagem verbal explora, predominantemente, a função apelativa da linguagem, pois

A)  

imprime no texto a posição pessoal do autor em relação ao lugar descrito, objeto da propaganda.

B)  

utiliza o artifício das repetições para manter a atenção do leitor, potencial consumidor de seu produto.

C)  

mantém o foco do texto no leitor, pelo emprego repetido de “você”, marca de interlocução.

D)  

veicula informações sobre as características físicas do lugar, balneário com grande potencial turístico.

E)  

estabelece uma comparação entre a paisagem e uma pintura, artifício geralmente eficaz em propagandas.

Como resolver?

Pergunta 1383

Quando a propaganda é decisiva na troca de marcas

Todo supermercadista sabe que, quando um produto está na mídia, a procura pelos consumidores aumenta. Mas, em algumas categorias, a influência da propaganda é maior, de acordo com pesquisa feita com 400 pessoas pela consultoria YYY e com exclusividade para o supermercado XXX.

O levantamento mostrou que, mesmo não sendo a razão o fator mais apontado para trocar de marca, não se pode ignorar a força das campanhas publicitárias. Em algumas categorias, um terço dos respondentes atribuem a mudança à publicidade. Para Nicanor Guerreiro, a propaganda estabelece uma relação mais “emocional” da marca com o público. “Todos sentimos necessidade de consumir produtos que sejam ‘aceitos’ pelas outras pessoas. Por isso, a comunicação faz o papel de endosso das marcas”, afirma. O executivo ressalta, no entanto, que nada disso adianta se o produto não cumprir as promessas transmitidas nas ações de comunicação.
Um dos objetivos da propaganda é tornar o produto aspiracional, despertando o desejo de experimentá-lo. O que o consumidor deseja é o que a loja vende. E é isso o que o supermercadista precisa ter sempre em mente.
Veja o gráfico:

De acordo com o texto e com as informações fornecidas pelo gráfico, para aumentar as vendas de produtos, é necessário que

A)  

a campanha seja centrada em produtos alimentícios, a fim de aumentar o percentual de troca atual que se apresenta como o mais baixo.

B)  

a preferência de um produto ocorra por influência da propaganda devido à necessidade emocional das marcas.

C)  

a propaganda influencie na troca de marca e que o consumidor valorize a qualidade do produto.

D)  

os produtos mais vendidos pelo comércio não sejam divulgados para o público como tal.

E)  

as marcas de qualidade inferior constituam o foco da publicidade por serem mais econômicas.

Como resolver?

Pergunta 1384

Cegueira

Afastou-me da escola, atrasou-me, enquanto os filhos de seu José Galvão se internavam em grandes volumes coloridos, a doença de olhos que me perseguia na meninice. Torturava-me semanas e semanas, eu vivia na treva, o rosto oculto num pano escuro, tropeçando nos móveis, guiando-me às apalpadelas, ao longo das paredes. As pálpebras inflamadas colavam-se. Para descerrá-las, eu ficava tempo sem fim mergulhando a cara na bacia de água, lavando-me vagarosamente, pois o contato dos dedos era doloroso em excesso. Finda a operação extensa, o espelho da sala de visitas mostrava-me dois bugalhos sangrentos, que se molhavam depressa e queriam esconder-se. Os objetos surgiam empastados e brumosos. Voltava a abrigar-me sob o pano escuro, mas isto não atenuava o padecimento. Qualquer luz me deslumbrava, feria-me como pontas de agulha […].
Sem dúvida o meu espectro era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984 (fragmento).

O impacto da doença, na infância, revela-se no texto memorialista de Graciliano Ramos através de uma atitude marcada por

A)  

uma tentativa de esquecer os efeitos da doença.

B)  

preservar a sua condição de vítima da negligência materna.

C)  

apontar a precariedade do tratamento médico no sertão.

D)  

registrar a falta de solidariedade dos amigos e familiares.

E)  

recompor, em minúcias e sem autopiedade, a sensação da dor.

Como resolver?

Pergunta 1385

As imagens representam, respectivamente, as obras Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; e Superhomens, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornando-as objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens

A)  

banalizam o esporte ao misturar o futebol e a pintura em um mesmo campo.

B)  

deixam transparecer a preferência de ambos os artistas pelo futebol enquanto esporte.

C)  

permitem refletir sobre como as artes visuais se apropriaram do futebol como uma tradição nacional.

D)  

fazem uma reflexão crítica sobre o futebol e a violência como temas circulantes na sociedade.

E)  

destacam a importância do esporte como atividade física de lazer para a sociedade.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.