Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 274

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 1366

Não há crenças que Nelson Leirner não destrua. Do dinheiro à religião, do esporte à fé na arte, nada resiste ao deboche desse iconoclasta. O principal mérito da retrospectiva aberta em setembro na Galeria do SESI-SP é justamente demonstrar que as provocações arquitetadas durante as últimas cinco décadas pelo artista quase octogenário continuam vigorosas.

Bravo, n. 170, out. 2011 (adaptado).

Um dos elementos importantes na constituição do texto é o desenvolvimento do tema por meio, por exemplo, do encadeamento de palavras em seu interior. A clareza do tema garante ao autor que seus objetivos — narrar, descrever, informar, argumentar, opinar — sejam atingidos. No parágrafo do artigo informativo, os termos em negrito

A)  

evitam a repetição de termos por meio do emprego de sinônimos.

B)  

fazem referências a outros artistas que trabalham com Nelson Leirner.

C)  

estabelecem relação entre traços da personalidade do artista e suas obras.

D)  

garantem a progressão temática do texto pelo uso de formas nominais diferentes.

E)  

introduzem elementos novos, que marcam mudança na direção argumentativa do texto.

Como resolver?

Pergunta 1367

Todo bom escritor tem o seu instante de graça, possui a sua obra-prima, aquela que congrega numa estrutura perfeita os seus dons mais pessoais. Para Dias Gomes essa hora de inspiração veio-lhe no dia que escreveu O pagador de promessas. Em torno de Zé-do-Burro — herói ideal, por unir o máximo de caráter ao mínimo de inteligência, naquela zona fronteiriça entre o idiota e o santo — o enredo espalha a malícia e a maldade de uma capital como Salvador, mitificada pela música popular e pela literatura, na qual o explorador de mulheres se chama inevitavelmente Bonitão, o poeta popular, Dedé Cospe-Rima, e o mestre de capoeira, Manuelzinho Sua Mãe. O colorido do quadro contrasta fortemente com a simplicidade da ação, que caminha numa linha reta da chegada de Zé-do-Burro à sua entrada trágica e triunfal na igreja — não sob a cruz, conforme prometera, mas sobre ela, carregado pelos capoeiras, “como um crucifixado”.

PRADO, D. A. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2008 (fragmento).

A avaliação crítica de Décio de Almeida Prado destaca as qualidades de O pagador de promessas. Com base nas ideias defendidas por ele, uma boa obra teatral deve

A)  

valorizar a cultura local como base da estrutura estética.

B)  

ressaltar o lugar do oprimido por uma forma religiosa.

C)  

dialogar a tradição local com elementos universais.

D)  

romper com a estrutura clássica da encenação.

E)  

reproduzir abordagens trágicas e pessimistas.

Como resolver?

Pergunta 1368

A rua

Bem sei que, muitas vezes,
O único remédio
É adiar tudo. É adiar a sede, a fome, a viagem,
A dívida, o divertimento,
O pedido de emprego, ou a própria alegria.
A esperança é também uma forma
De contínuo adiamento.
Sei que é preciso prestigiar a esperança,
Numa sala de espera.
Mas sei também que espera significa luta e não, apenas,
Esperança sentada.
Não abdicação diante da vida.

A esperança
Nunca é a forma burguesa, sentada e tranquila da espera.
Nunca é figura de mulher
Do quadro antigo.
Sentada, dando milho aos pombos.

RICARDO, C. Disponível em: www.revista.agulha.nom.br. Acesso em: 2 jan. 2012.

O poema de Cassiano Ricardo insere-se no Modernismo brasileiro. O autor metaforiza a crença do sujeito lírico numa relação entre o homem e seu tempo marcada por

A)  

um olhar de resignação perante as dificuldades materiais e psicológicas da vida.

B)  

uma ideia de que a esperança do povo brasileiro está vinculada ao sofrimento e às privações.

C)  

uma posição em que louva a esperança passiva para que ocorram mudanças sociais.

D)  

um estado de inércia e de melancolia motivado pelo tempo passado “numa sala de espera”.

E)  

uma atitude de perseverança e coragem no contexto de estagnação histórica e social.

Como resolver?

Pergunta 1369

TEXTO I

Poema de sete faces

Mundo mundo vasto mundo,
Se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2001 (fragmento).

TEXTO II

CDA (imitado)

Ó vida, triste vida!
Se eu me chamasse Aparecida
dava na mesma.

FONTELA, O. Poesia reunida. São Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7Letras, 2006

Orides Fontela intitula seu poema CDA, sigla de Carlos Drummond de Andrade, e entre parênteses indica “imitado” porque, como nos versos de Drummond,

A)  

apresenta o receio de colocar os dramas pessoais no mundo vasto.

B)  

expõe o egocentrismo de sentir o coração maior que o mundo.

C)  

aponta a insuficiência da poesia para solucionar os problemas da vida.

D)  

adota tom melancólico para evidenciar a desesperança com a vida.

E)  

invoca a tristeza da vida para potencializar a ineficácia da rima.

Como resolver?

Pergunta 1370

— É o diabo!… praguejava entre dentes o brutalhão, enquanto atravessava o corredor ao lado do Conselheiro, enfiando às pressas o seu inseparável sobretudo de casimira alvadia. — É o diabo! Esta menina já devia ter casado!

— Disso sei eu… balbuciou o outro. — E não é por falta de esforços de minha parte; creia!

— Diabo! Faz lástima que um organismo tão rico e tão bom para procriar, se sacrifique desse modo! Enfim — ainda não é tarde; mas, se ela não se casar quanto antes — hum… hum!… Não respondo pelo resto!

— Então o Doutor acha que…?

Lobão inflamou-se: Oh! o Conselheiro não podia imaginar o que eram aqueles temperamentozinhos impressionáveis!… eram terríveis, eram violentos, quando alguém tentava contrariá-los! Não pediam — exigiam — reclamavam!

AZEVEDO, A. O homem. Belo Horizonte: UFMG, 2003 (fragmento).

O romance O homem, de Aluísio Azevedo, insere-se no contexto do Naturalismo, marcado pela visão do cientificismo. No fragmento, essa concepção aplicada à mulher define-se por uma

A)  

conivência com relação à rejeição feminina de assumir um casamento arranjado pelo pai.

B)  

caracterização da personagem feminina como um estereótipo da mulher sensual e misteriosa.

C)  

convicção de que a mulher é um organismo frágil e condicionado por seu ciclo reprodutivo.

D)  

submissão da personagem feminina a um processo que a infantiliza e limita intelectualmente.

E)  

incapacidade de resistir às pressões socialmente impostas, representadas pelo pai e pelo médico.

Como resolver?

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