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O exército brasileiro, ao final do Segundo Reinado, era uma instituição com crescente insatisfação em relação ao poder civil. Um dos focos dessa insatisfação era o fato de que os militares:
eram proibidos de se casar e constituir família, como forma de manter a disciplina na corporação.
recebiam salários muito mais altos que os políticos, o que gerava ressentimento e acusações de corrupção.
eram obrigados a dedicar a maior parte de seu tempo ao trabalho nas lavouras de café do Imperador.
sentiam-se desprestigiados pelos políticos 'casacas' e viam-se como os verdadeiros salvadores da pátria, mais preparados para dirigir o país.
A Cabanagem (1835-1840), na província do Grão-Pará, foi uma das revoltas regenciais mais violentas e com maior participação popular. Diferentemente de outros movimentos da época, a Cabanagem chegou a:
declarar a independência da província e tomar o poder, sendo governada por líderes de origem humilde.
limitar suas reivindicações à redução de impostos, sem questionar a ordem social ou a unidade do Império.
ser um movimento exclusivamente de escravizados que buscavam formar um grande quilombo na região amazônica.
receber apoio militar e financeiro direto da Coroa Portuguesa para restaurar o domínio colonial.
A participação do Brasil na Guerra do Paraguai foi justificada pelo governo imperial como uma resposta a uma agressão. O estopim do conflito foi:
a assinatura de um tratado de aliança militar entre o Paraguai e a Inglaterra para controlar o comércio no Atlântico Sul.
a tentativa do ditador paraguaio, Solano López, de anexar o estado do Rio Grande do Sul ao seu território.
a invasão do Rio de Janeiro pela marinha paraguaia, que tentou derrubar D. Pedro II.
o aprisionamento do navio brasileiro Marquês de Olinda e a invasão da província do Mato Grosso por tropas paraguaias.
Durante a maior parte do Império, a educação no Brasil foi marcada pela:
ênfase no ensino técnico e profissionalizante para atender às demandas da nascente indústria nacional.
proibição da educação para as mulheres, que só obtiveram o direito de frequentar a escola após a Proclamação da República.
característica elitista, com poucas escolas públicas e uma educação de qualidade restrita aos filhos da aristocracia que podiam pagar por preceptores ou estudar na Europa.
universalização do ensino primário, com a construção de escolas públicas em todas as vilas e cidades do país.
Em 1889, a monarquia brasileira foi derrubada por um golpe militar que instituiu a República. A elite agrária que antes dava sustentação ao Império, especialmente os cafeicultores do Oeste Paulista, aderiu ao movimento republicano ou não se opôs a ele principalmente porque:
desejava um governo mais centralizado, pois considerava que D. Pedro II dava autonomia excessiva às províncias.
foi convencida pelos militares de que a República traria mais estabilidade política e social para o país.
buscava implementar uma reforma agrária para distribuir terras aos imigrantes, projeto barrado pelo Imperador.
estava insatisfeita com a abolição da escravatura, realizada em 1888 sem que os proprietários de escravos fossem indenizados.