Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia | Simulado ENEM 2025 | Página 17

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 81

A 'vontade de poder' (Wille zur Macht) é um conceito central, porém complexo, na filosofia de Friedrich Nietzsche. Ele não se refere simplesmente ao desejo de dominar os outros, mas a um impulso fundamental que permeia toda a realidade. A vontade de poder é entendida como:

A)  

O impulso de autoconservação, o desejo de todos os seres vivos de simplesmente continuar existindo.

B)  

O desejo de alcançar a tranquilidade da alma (ataraxia) através da eliminação de desejos e medos desnecessários.

C)  

A força fundamental de todo ser para expandir sua potência, crescer, superar a si mesmo e impor suas próprias formas e interpretações ao mundo.

D)  

A luta de classes, o conflito entre a burguesia e o proletariado que move a história, segundo Marx.

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Pergunta 82

A filosofia de Friedrich Nietzsche é conhecida por sua crítica radical aos valores tradicionais da filosofia e da moral judaico-cristã. Ele propõe uma 'transvaloração de todos os valores', superando a moralidade de 'senhores' e 'escravos'. Um conceito central em seu pensamento para descrever o ser humano que supera a si mesmo, cria seus próprios valores e diz 'sim' à vida em todos os seus aspectos, inclusive o sofrimento, é o de:

A)  

Sujeito Transcendental, conceito kantiano que se refere às estruturas a priori da consciência que tornam o conhecimento possível.

B)  

Bom Selvagem (Bon Sauvage), idealizado por Rousseau como o homem em seu estado natural, não corrompido pela sociedade.

C)  

Übermensch (Além-do-Homem ou Super-Homem), o tipo superior que representa o objetivo da humanidade de superar o niilismo.

D)  

Zoon Politikon (Animal Político), termo de Aristóteles para descrever a natureza social e política do ser humano.

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Pergunta 83

A filosofia de G. W. F. Hegel é um 'idealismo absoluto'. Para ele, a realidade última não é a matéria, mas a Ideia, a Razão ou o Espírito (Geist). A história universal não é uma sucessão de eventos caóticos, mas o processo racional pelo qual o Espírito se desenvolve e toma consciência de si mesmo, buscando a liberdade. O fim da história, para Hegel, seria alcançado quando:

A)  

O homem superasse a moralidade tradicional e se tornasse o Übermensch, como em Nietzsche.

B)  

O Espírito alcançasse o saber absoluto, ou seja, a plena autoconsciência de si mesmo como a totalidade da realidade, o que Hegel via como se realizando em seu próprio sistema filosófico e no Estado prussiano de sua época.

C)  

A humanidade retornasse a um estado de natureza idílico, livre da corrupção da sociedade e da propriedade privada, como idealizava Rousseau.

D)  

A sociedade sem classes fosse estabelecida, pondo fim à luta de classes e à alienação, como pensava Marx.

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Pergunta 84

Na Grécia Antiga, o surgimento da 'pólis' (cidade-Estado) foi um evento crucial para o desenvolvimento da filosofia e da política. A pólis se caracterizava pela existência de um espaço público, a 'ágora', onde os cidadãos se reuniam para debater e decidir sobre os assuntos da comunidade. Essa prática exigia um novo tipo de discurso, que não se baseava na autoridade divina ou na tradição, mas na capacidade de argumentação racional e persuasão. Este novo uso da palavra é o fundamento do:

A)  

Discurso Poético, que utiliza a linguagem de forma artística para expressar emoções e contar histórias épicas.

B)  

Discurso Mítico, que narra as origens do mundo e dos deuses através de histórias sagradas.

C)  

Discurso Filosófico e Político, que busca a verdade e a melhor decisão através do debate, da lógica e da apresentação de razões.

D)  

Discurso Profético, no qual um indivíduo inspirado por uma divindade revela o futuro ou a vontade dos deuses.

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Pergunta 85

A ética aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada para um fim (telos), que é a eudaimonia (felicidade). Para alcançar esse fim, é necessário desenvolver as virtudes. Aristóteles distingue entre virtudes morais (éticas), como a coragem e a temperança, e virtudes intelectuais (dianoéticas). A virtude intelectual que permite ao agente deliberar corretamente sobre o que é bom e conveniente para viver bem em geral, encontrando o meio-termo nas ações, é a:

A)  

Sabedoria teórica (Sophia), o conhecimento das verdades universais e necessárias, como na matemática e na metafísica.

B)  

Ciência (Episteme), a capacidade de demonstração a partir de princípios.

C)  

Prudência ou sabedoria prática (Phronesis), a excelência na deliberação sobre as ações humanas no campo do contingente.

D)  

Inteligência intuitiva (Nous), a capacidade de apreender os primeiros princípios de uma ciência.

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