Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia | Simulado ENEM 2025 | Página 13

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 61

Na 'Crítica da Razão Pura', Kant estabelece que o nosso conhecimento se limita ao mundo dos 'fenômenos' (as coisas como elas aparecem para nós, estruturadas pelas nossas faculdades cognitivas). A realidade tal como ela é 'em si mesma', independentemente da nossa percepção, é chamada por Kant de:

A)  

Vontade, a força cega e irracional que constitui a essência do mundo, segundo Schopenhauer.

B)  

Substância, a realidade fundamental que possui atributos como pensamento e extensão, segundo Spinoza.

C)  

Nôumeno ou Coisa-em-si (Ding an sich), que é pensável como a causa dos fenômenos, mas incognoscível para nós.

D)  

Mundo das Ideias, o reino das formas perfeitas e eternas de Platão.

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Pergunta 62

Um ativista dos direitos civis, ao organizar um protesto não-violento, cita um filósofo que afirmava: 'A existência precede a essência'. Ele explica que isso significa que os seres humanos não nascem com uma natureza ou um propósito predefinido. Primeiro, eles existem, se encontram no mundo, e só depois, através de suas escolhas e ações, definem quem são. Somos, portanto, radicalmente livres e responsáveis por criar nossos próprios valores. Essa ideia é o pilar central de qual corrente filosófica?

A)  

O Positivismo, que acredita no progresso através da ciência e busca leis universais para explicar os fenômenos sociais.

B)  

O Estruturalismo, que analisa as estruturas subjacentes da linguagem e da sociedade que determinam o comportamento humano.

C)  

O Existencialismo, particularmente o de Jean-Paul Sartre, que coloca a liberdade, a escolha e a responsabilidade individual no centro da condição humana.

D)  

O Marxismo, que entende a essência humana como sendo determinada pelas relações sociais e históricas, especialmente as relações de produção.

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Pergunta 63

A teoria crítica da sociedade, desenvolvida pela Escola de Frankfurt, diferencia-se da teoria tradicional por seu engajamento político e seu objetivo emancipatório. Em vez de apenas descrever ou explicar a realidade social 'como ela é', a teoria crítica busca:

A)  

Alcançar uma objetividade neutra e livre de valores, separando completamente o trabalho do cientista social de suas convicções políticas.

B)  

Diagnosticar as patologias e as formas de dominação presentes na sociedade contemporânea, com o objetivo de promover a libertação humana.

C)  

Criar um modelo matemático da sociedade para prever o comportamento de grandes populações com precisão.

D)  

Justificar e legitimar a ordem social existente, mostrando como suas instituições são racionais e necessárias.

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Pergunta 64

A bioética é um campo de estudo interdisciplinar que surge para lidar com questões morais complexas levantadas pelos avanços da biologia e da medicina. Um dos princípios fundamentais da bioética, que estabelece o dever de não causar dano intencional a um paciente ou participante de pesquisa, é o princípio da:

A)  

Autonomia, que reconhece o direito do indivíduo de decidir sobre seu próprio corpo e tratamento, expresso, por exemplo, no consentimento informado.

B)  

Beneficência, que impõe a obrigação de agir no melhor interesse do paciente, maximizando os benefícios e promovendo seu bem-estar.

C)  

Não maleficência, resumido pelo antigo aforismo hipocrático 'primum non nocere' (primeiro, não prejudicar).

D)  

Justiça, que exige a distribuição equitativa dos recursos de saúde e a imparcialidade no tratamento dos pacientes.

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Pergunta 65

Michel Foucault, em 'A História da Sexualidade', argumenta que a era vitoriana, ao contrário da crença popular, não foi uma época de silêncio sobre o sexo, mas sim uma época de proliferação de discursos sobre ele. Ele descreve a emergência de uma 'scientia sexualis' (ciência do sexo) que, através de confissões, exames médicos e classificações psiquiátricas, produziu um novo tipo de poder. Esse poder não apenas reprime, mas incita os indivíduos a falar sobre seu sexo, a fim de:

A)  

Controlar, administrar e normalizar a sexualidade dos indivíduos, ligando-a à saúde da população e à gestão social.

B)  

Celebrar a diversidade das práticas sexuais e eliminar qualquer forma de preconceito ou discriminação.

C)  

Provar que a única forma natural e saudável de sexualidade é a heterossexualidade reprodutiva.

D)  

Promover a libertação sexual e a igualdade de gênero na sociedade.

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