Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 27

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 131

O utilitarismo de Jeremy Bentham baseia-se no 'princípio da maior felicidade', segundo o qual a ação moralmente correta é aquela que maximiza o prazer e minimiza a dor. Para tornar a ética uma ciência, Bentham propôs um 'cálculo felicífico', um método para medir a quantidade de prazer ou dor que uma ação poderia produzir. Este cálculo levaria em conta fatores como:

A)  

A intenção do agente, a conformidade da ação com o dever e sua universalidade.

B)  

A intensidade, a duração, a certeza, a proximidade, a fecundidade e a pureza do prazer ou da dor.

C)  

A vontade de Deus, a tradição e as leis estabelecidas pela sociedade.

D)  

A virtude do caráter do agente e se a ação está de acordo com o meio-termo aristotélico.

Como resolver?

Pergunta 132

Durante uma palestra sobre a sociedade contemporânea, um sociólogo afirma que os indivíduos vivem em uma 'jaula de ferro' de racionalidade burocrática. As relações sociais, o trabalho e até o lazer são cada vez mais governados por regras impessoais, cálculo de eficiência e desencantamento do mundo, levando a uma perda de sentido e liberdade individual. Essa crítica à racionalização da vida social é uma tese central de qual pensador?

A)  

Jean-Paul Sartre, que abordou a liberdade radical do indivíduo e a angústia da escolha em um mundo sem essência predefinida.

B)  

Karl Marx, que analisou a sociedade capitalista sob a ótica da luta de classes e da alienação do trabalhador em relação ao produto de seu trabalho.

C)  

Max Weber, que desenvolveu o conceito de 'jaula de ferro' para descrever o processo de racionalização e burocratização da sociedade moderna.

D)  

Émile Durkheim, que estudou os fatos sociais como 'coisas' e se preocupou com a coesão social e o conceito de anomia.

Como resolver?

Pergunta 133

A teoria da justiça como equidade de John Rawls se baseia em dois princípios. O segundo princípio se divide em duas partes: a igualdade equitativa de oportunidades e o princípio da diferença. O 'princípio da diferença' estabelece que as desigualdades sociais e econômicas são aceitáveis somente se:

A)  

forem o resultado do mérito e do esforço individual em um mercado livre.

B)  

forem para o maior benefício dos membros menos favorecidos da sociedade.

C)  

aumentarem a riqueza total da sociedade, mesmo que a distância entre ricos e pobres aumente.

D)  

forem estabelecidas pela tradição e aceitas pela maioria da população.

Como resolver?

Pergunta 134

Baruch Spinoza, em sua 'Ética Demonstrada à Maneira dos Geômetras', defende uma visão determinista do universo. Se tudo o que existe é Deus (ou Natureza) e tudo acontece segundo as leis necessárias de sua natureza, então não há espaço para o livre-arbítrio como tradicionalmente entendido (uma vontade que pode escolher incondicionalmente). Para Spinoza, a liberdade humana consiste em:

A)  

Ser capaz de violar as leis da natureza através de um ato de vontade soberana.

B)  

Escolher entre o bem e o mal, sendo moralmente responsável por suas ações perante um juiz divino.

C)  

Agir de forma espontânea e imprevisível, sem qualquer causa ou razão.

D)  

Compreender a necessidade que rege todas as coisas e agir com base nesse conhecimento, libertando-se das paixões que surgem de ideias inadequadas.

Como resolver?

Pergunta 135

A filosofia de Anaxágoras, um pré-socrático pluralista, introduziu um conceito novo e poderoso para explicar a ordem do universo. Ele postulava que, no início, todas as coisas existiam juntas em uma mistura caótica. O princípio que atuou sobre essa mistura para separar as coisas e criar o cosmos ordenado que conhecemos foi:

A)  

O Vazio, que permite o movimento dos átomos e suas combinações, como em Demócrito.

B)  

O Logos, uma razão imanente ao próprio cosmos que governa o fluxo constante de mudança, como em Heráclito.

C)  

O Nous (Mente ou Intelecto), um princípio ordenador, infinito e autônomo, distinto da mistura que ele ordena.

D)  

As forças do Amor e do Ódio, que unem e separam os quatro elementos fundamentais, como em Empédocles.

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