Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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O design gráfico de Hélio Oiticica para seus 'Parangolés' incluía a palavra 'incorporo' em estandartes e capas para serem vestidas. Ao vestir o Parangolé e se mover, o espectador deixava de ser passivo e se tornava participante da obra. A intenção do artista era:
Unir a arte e a vida, transformando o espectador em parte da obra.
Criar uma obra de arte para ser contemplada à distância, sem ser tocada.
Produzir figurinos para uma tradicional escola de samba carioca.
Criticar a participação do público, que atrapalha a visão da obra.
O restauro de uma obra de arte, como uma pintura antiga que sofreu danos, é uma atividade complexa que busca recuperar a unidade da obra. O princípio ético fundamental que guia o trabalho do restaurador profissional é:
Melhorar a obra original, corrigindo os 'erros' do artista.
Repintar completamente a obra para que ela pareça nova em folha.
Utilizar materiais modernos e irreversíveis para garantir a durabilidade.
Intervir o mínimo possível, garantindo a distinguibilidade da parte restaurada.
O Afoxé Filhos de Gandhy, tradicional bloco do carnaval de Salvador, sai às ruas com milhares de homens vestidos de branco e azul, usando turbantes e colares, cantando em iorubá e espalhando um perfume de alfazema. Essa estética remete diretamente:
À cultura dos vaqueiros do sertão nordestino.
Aos bailes de máscaras da nobreza europeia do século XVIII.
Ao movimento hippie de 'paz e amor' dos anos 1960.
Às tradições e à cosmologia das religiões de matriz africana.
O Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna em Pernambuco na década de 1970, buscou criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. Para isso, valorizava manifestações como:
A ópera italiana e a pintura clássica renascentista.
A literatura de cordel, a música de viola e o teatro de mamulengos.
A música pop internacional e a arte digital dos grandes centros.
O minimalismo americano e a arquitetura de concreto.
A Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura) permite que empresas e pessoas físicas apliquem parte do imposto de renda devido em ações culturais. Esse mecanismo de fomento à cultura é baseado no conceito de:
Patrocínio direto, em que o Estado financia 100% dos projetos culturais.
Mecenato por incentivo fiscal, em que o Estado abre mão de parte de sua arrecadação para direcioná-la à cultura.
Comércio de bens culturais, em que a lei regula apenas a venda de ingressos e produtos.
Censura prévia, em que uma comissão avalia o conteúdo ideológico dos projetos.