Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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No teatro contemporâneo brasileiro, é comum a quebra da 'quarta parede'. Este termo refere-se à prática de:
Os atores interagirem diretamente com a plateia, reconhecendo sua presença.
Construir o cenário de forma que o público possa ver os bastidores da peça.
Apresentar a peça em espaços não convencionais, como ruas e praças.
Utilizar cenários minimalistas, com poucas paredes e objetos em cena.
A técnica da 'antropomorfização', muito comum em fábulas, desenhos animados e charges, consiste em atribuir características e comportamentos humanos a animais ou objetos inanimados. Esse recurso é eficaz como forma de:
Representar a realidade de forma objetiva, sem qualquer tipo de fantasia.
Desenvolver personagens complexos e psicologicamente profundos.
Criar uma narrativa alegórica para criticar a sociedade ou discutir a moral.
Realizar um estudo científico preciso sobre o comportamento animal.
A câmera subjetiva no cinema é aquela que mostra a cena do ponto de vista de um personagem, como se os olhos do espectador fossem os olhos do personagem. Esse recurso é utilizado para:
Facilitar o trabalho do ator, que não precisa expressar emoções.
Aumentar a identificação do público com aquele personagem específico.
Mostrar a cena de um ângulo geral, revelando todo o ambiente.
Manter o espectador distante e como um observador neutro da ação.
A pixação (com 'x'), manifestação urbana característica de São Paulo, utiliza uma caligrafia própria, de letras retas e alongadas, geralmente em locais de difícil acesso. Do ponto de vista da comunicação, a pixação se diferencia do grafite por priorizar:
A mensagem verbal e a marcação de território por um grupo.
A harmonia de cores e a criação de figuras de apelo universal.
A autorização prévia dos proprietários dos imóveis.
A facilidade de leitura e a compreensão por todos os cidadãos.
Em uma roda de Bumba Meu Boi no Maranhão, diferentes 'personagens' (ou 'miolos') como o Pai Francisco, a Catirina e o próprio Boi contracenam, dançam e cantam, contando uma história. Essa estrutura narrativa e performática aproxima essa manifestação folclórica do:
Espetáculo de balé clássico.
Auto, uma forma de teatro popular.
Exposição de artes plásticas.
Concerto de música erudita.