Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias -> Arte e Cultura, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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A prática de 'consumir séries' em 'maratona' (binge-watching), possibilitada por serviços de streaming, altera a experiência do espectador em relação ao modelo tradicional da TV, que exibia um episódio por semana. A maratona tende a favorecer:
O esquecimento rápido da história, por excesso de informação.
A memorização de detalhes secundários e de todos os diálogos da série.
Uma maior imersão no universo da série e o engajamento com a trama principal.
A discussão aprofundada de cada episódio com amigos e na internet.
Na dança-teatro, gênero desenvolvido pela coreógrafa alemã Pina Bausch e com influência no Brasil, é comum que os bailarinos falem, cantem ou realizem tarefas cotidianas em cena, além de dançar. Essa integração de linguagens cênicas visa:
Separar completamente a dança do teatro e da música.
Contar histórias lineares com personagens claramente definidos.
Explorar a condição humana de forma mais complexa e fragmentada.
Facilitar o treinamento dos bailarinos, que não precisam de técnica apurada.
No cinema, a 'montagem paralela' é um recurso que consiste em alternar cenas de duas ou mais ações que acontecem ao mesmo tempo, mas em lugares diferentes. O objetivo principal dessa técnica é:
Construir suspense e criar uma relação de causa e efeito entre as ações.
Economizar o orçamento do filme, reutilizando os mesmos cenários.
Apresentar a história em ordem cronológica estrita, sem saltos no tempo.
Simplificar a narrativa para facilitar a compreensão do público infantil.
O 'Canto Orfeônico', projeto idealizado pelo compositor Heitor Villa-Lobos e implementado nas escolas brasileiras durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, tinha como um de seus objetivos:
Promover a prática do canto coral como ferramenta de civismo e disciplina.
Incentivar o estudo de óperas em alemão e italiano entre as crianças.
Divulgar exclusivamente ritmos estrangeiros, como o jazz e o tango.
Criticar o governo Vargas por meio de canções de protesto.
Um filme de ficção científica brasileiro utiliza uma paleta de cores predominantemente fria (azuis, cinzas, verdes) nas cenas que se passam em um futuro distópico e tecnológico, e uma paleta de cores quentes (amarelos, laranjas, vermelhos) em flashbacks que mostram o mundo antes de uma catástrofe. O uso da cor nesse filme funciona como um elemento que:
Constrói a atmosfera emocional e simbólica das cenas.
Define o gênero do filme, diferenciando-o de um drama ou comédia.
Serve apenas para agradar esteticamente o olhar do espectador.
Aumenta o realismo, pois representa as cores verdadeiras de cada ambiente.