Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2016 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 4

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2016. Pratique questões reais, teste seus conhecimentos e melhore seu desempenho para a prova que se aproxima. Acesse e treine online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 16

TEXTO I

Dezenas de milhares de pessoas compareceram à maior manifestação anti-troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) em Atenas contra a austeridade e os cortes de gastos públicos aprovados neste domingo no parlamento grego.

Disponível em: www.cartamaior.com.br. Acesso em: 8 nov. 2013.

TEXTO II

As políticas de austeridade transferem o ônus econômico para as classes trabalhadoras. Para diminuir os prejuízos do capital financeiro, socializam as perdas entre as classes trabalhadoras. O capitalismo não foi capaz de integrar os trabalhadores e ao mesmo tempo protegé-los.

Entrevista com Ruy Braga. Revista IHU online. Disponível em: www.ihu.unisinos.br. Acesso em: 8 nov. 2013 (adaptado).

Diante dos fatos e da análise apresentados, a política econômica e a demanda popular correlacionada encontram-se, respectivamente, em

A)

controle da dívida interna e implementação das regras patronais.

B)

afrouxamento da economia de mercado e superação da lógica individualista.

C)

aplicação de plano desenvolvimentista e afirmação das conquistas neoliberais.

D)

defesa dos interesses corporativos do capital e manutenção de direitos sociais.

E)

mudança na estrutura do sistema produtivo e democratização do acesso ao trabalho.

Como resolver?

Pergunta 17

A Lei das Doze Tábuas, de meados do Século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre” — isto é, fora do território de Roma.

CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus

A)

modificassem a estrutura agrária assentada no latifúndio.

B)

exercessem a prática da escravidão sobre seus devedores.

C)

conquistassem a possibilidade de casamento com os patrícios.

D)

ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.

E)

reinvindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis.

Como resolver?

Pergunta 18

Os andróginos tentaram escalar o céu para combater os deuses. No entanto, os deuses em um primeiro momento pensam em matá-los de forma sumária. Depois decidem puni-los da forma mais cruel: dividem-nos em dois. Por exemplo, é como se pegássemos um ovo cozido e, com uma linha, dividíssemos ao meio. Desta forma, até hoje as metades separadas buscam reunir-se. Cada um com saudade de sua metade, tenta juntar-se novamente a ela, abraçando-se, enlaçando-se um ao outro, desejando formar um único ser.

PLATÃO. O banquete. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

No trecho da obra O banquete, Platão explicita, por meio de uma alegoria, o

A)

bem supremo como fim do homem.

B)

prazer perene como fundamento da felicidade.

C)

ideal inteligível como transcendência desejada.

D)

amor como falta constituinte do ser humano.

E)

autoconhecimento como caminho da verdade.

Como resolver?

Pergunta 19

Banco de preguntas

ILLINGWORTH, L. G. Outubro de 1962. Disponível em: www.llgc.org.uk. Acesso em: 8 mar. 2016.

A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas maiores potências do século XX. O momento mais tenso dessa disputa foi provocado pela

A)

ampliação da Guerra do Vietnã.

B)

construção do muro de Berlim.

C)

instalação de mísseis em Cuba.

D)

eclosão da Guerra dos Sete Dias.

E)

invasão do território do Afeganistão.

Como resolver?

Pergunta 20

Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país em regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, busca-se refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 23ago. 2012 (adaptado).

A divisão em regiões geoeconômicas ou complexos regionais encontra-se na seguinte representação:

A)
Banco de preguntas
B)
Banco de preguntas
C)
Banco de preguntas
D)
Banco de preguntas
E)
Banco de preguntas
Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.