Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2016 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 2

Creado por: juanbacan

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Pergunta 6

Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Merseye do Tyne.

LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou a

A)

busca pela isenção de impostos.

B)

intensa qualificação da mão de obra.

C)

diminuição da distância dos mercados consumidores.

D)

concentração da produção em determinadas regiões do país.

E)

necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunicação.

Como resolver?

Pergunta 7

A Justiça de São Paulo decidiu multar os supermercados que não fornecerem embalagens de papel ou material biodegradável. De acordo com a decisão, os estabelecimentos que descumprirem a norma terão de pagar multa diária de R$ 20 mil, por ponto de venda. As embalagens deverão ser disponibilizadas de graça e em quantidade suficiente.

Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 31 jul.2012 (adaptado).

A legislação e os atos normativos descritos estão ancorados na seguinte concepção:

A)

Implantação da ética comercial.

B)

Manutenção da livre concorrência.

C)

Garantia da liberdade de expressão.

D)

Promoção da sustentabilidade ambiental.

E)

Enfraquecimento dos direitos do consumidor.

Como resolver?

Pergunta 8

Banco de preguntas

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2012.

A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a

A)

redução comparativa das terras setentrionais.

B)

manutenção da proporção real das áreas representadas.

C)

consolidação das técnicas utilizadas nas cartas medievais.

D)

valorização dos continentes recém-descobertos pelas Grandes Navegações.

E)

adoção de um plano em que os paralelos fazem ângulos constantes com os meridianos.

Como resolver?

Pergunta 9

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C.A.; PINHEIRO, A.P.(Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

A)

evolução de atividades artesanais herdadas do passado.

B)

representações sociais formadoras de identidades coletivas.

C)

mobilizações políticas criadoras de tradições culturais urbanas.

D)

hierarquização de festas folclóricas praticadas por grupos locais.

E)

formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.

Como resolver?

Pergunta 10

O número de votantes potenciais em 1872 era de 1 097 698, o que correspondia a 10,8% da população total. Esse número poderia chegar a 13%, quando separamos os escravos dos demais indivíduos. Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido aprovada, o número de cidadãos que poderiam se qualificar eleitores era de 117 022, isto é, 0,8% da população.

CASTELLUCCI, A. A. S. Trabalhadores, máquina política e eleições na Primeira República. Disponível em: www.ifch.unicamp.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

A explicação para a alteração envolvendo o número de eleitores no período é a

A)

criação da Justiça Eleitoral.

B)

exigência da alfabetização.

C)

redução da renda nacional.

D)

exclusão do voto feminino.

E)

coibição do voto de cabresto.

Como resolver?

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