Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2016 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 3

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2016. Pratique questões reais, teste seus conhecimentos e melhore seu desempenho para a prova que se aproxima. Acesse e treine online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 11

A justiça e a conformidade ao contrato consistem em algo com que a maioria dos homens parece concordar. Constitui um princípio julgado estender-se até os esconderijos dos ladrões e às confederações dos maiores vilões; até os que se afastaram a tal ponto da própria humanidade conservam entre si a fé e as regras da justiça.

LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).

De acordo com Locke, até a mais precária coletividade depende de uma noção de justiça, pois tal noção

A)

identifica indivíduos despreparados para a vida em comum.

B)

contribui com a manutenção da ordem e do equilíbrio social.

C)

estabelece um conjunto de regras para a formação da sociedade.

D)

determina o que é certo ou errado num contexto de interesses conflitantes.

E)

representa os interesses da coletividade, expressos pela vontade da maioria.

Como resolver?

Pergunta 12

Aquarela do Brasil

Brasil

Meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

 

O Brasil, samba que dá

Bamboleio que faz gingar

O Brasil do meu amor

Terra de Nosso Senhor

Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!

 

Ah! Abre a cortina do passado

Tira a mãe preta do Cerrado

Bota o rei congo do congado

Brasil! Pra mim!

 

Deixa cantar de novo o trovador

A merencória luz da lua

Toda canção do meu amor

Quero ver a sá dona caminhando

Pelos salões arrastando

O seu vestido rendado

Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!

ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de

A)

música de sátira.

B)

samba exaltação.

C)

hino revolucionário.

D)

propaganda eleitoral.

E)

marchinha de protesto.

Como resolver?

Pergunta 13

A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos.

Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a 82% da capacidade norte-americana e 79% da europeia; segundo a National Science Foundation norte-americana, o país deverá concentrar 30% de todos os pesquisadores do mundo até 2025.

Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo — ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão.

Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).

CARRCUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30jul.2013 (adaptado).

O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela

A)

aplicação da ciência e tecnologia no desenvolvimento produtivo, que aumenta o potencial inventivo.

B)

ampliação da capacidade da indústria de base, que coopera para diversificar os níveis produtivos.

C)

exploração da mão de obra barata, que atrai fluxo de investimentos industriais para os países.

D)

inserção de pesquisas aplicadas ao setor financeiro, que incentiva a livre concorrência.

E)

transnacionalização do capital industrial, que eleva os lucros em escala planetária.

Como resolver?

Pergunta 14

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para 3 Ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de

A)

aumento da renda nacional.

B)

mobilização do movimento negro.

C)

melhoria da infraestrutura escolar.

D)

ampliação das disciplinas obrigatórias.

E)

politização das universidades públicas.

Como resolver?

Pergunta 15

A imagem da relação patrão-empregado geralmente veiculada pelas classes dominantes brasileiras na República Velha era de que esta relação se assemelhava em muitos aspectos à relação entre pais e filhos. O patrão era uma espécie de “juiz doméstico” que procurava guiar e aconselhar o trabalhador, que, em troca, devia realizar suas tarefas com dedicação e respeitar o seu patrão.

CHALHOUB, S. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores da Rio de Janeiro da Belle Époque. Campinas: Unicamp, 2001.

No contexto da transição do trabalho escravo para o trabalho livre, a construção da imagem descrita no texto tinha por objetivo

A)

esvaziar o conflito de uma relação baseada na desigualdade entre os indivíduos que dela participavam.

B)

driblar a lentidão da nascente Justiça do Trabalho, que não conseguia conter os conflitos cotidianos.

C)

separar os âmbitos público e privado na organização do trabalho para aumentar a eficiência dos funcionários.

D)

burlar a aplicação das leis trabalhistas conquistadas pelos operários nos primeiros governos civis do período republicano.

E)

compensar os prejuízos econômicos sofridos pelas elites em função da ausência de indenização pela libertação dos escravos.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.