Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 6

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2015. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 26

A pura lealdade na amizade, embora até o presente não tenha existido nenhum amigo leal, é imposta a todo homem, essencialmente, pelo fato de tal dever estar implicado como dever em geral, anteriormente a toda experiência, na ideia de uma razão que determina a vontade segundo princípios a priori.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Barcarolla, 2009.

A passagem citada expõe um pensamento caracterizado pela:

A)

eficácia prática da razão empírica.

B)

transvaloração dos valores judaico-cristãos.

C)

recusa em fundamentar a moral pela experiência.

D)

comparação da ética a uma ciência de rigor matemático.

E)

importância dos valores democráticos nas relações de amizade.

Como resolver?

Pergunta 27

A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia deu o impulso inicial à produção e venda organizada de ópio. A Companhia das Índias Orientais obteve o monopólio da compra do ópio indiano e depois vendeu licenças para mercadores selecionados, conhecidos como “mercadores nativos”. Depois de vender ópio na China, esses mercadores depositavam a prata que recebiam por ele com agentes da companhia em Cantão, em troca de cartas de crédito; a companhia, por sua vez, usava a prata para comprar chá, porcelana e outros artigos que seriam vendidos na Inglaterra.

SPENCE, J. Em busca da China moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).

A análise das trocas comerciais citadas permite interpretar as relações de poder que foram estabelecidas. A partir desse pressuposto, o processo sócio-histórico identificado no texto é:

A)

a expansão político-econômica de países do Oriente, iniciada nas últimas décadas do século XX.

B)

a consolidação do cenário político entreguerras, na primeira metade do século XX.

C)

o colonialismo europeu, que marcou a expansão europeia no século XV.

D)

o imperialismo, cujo ápice ocorreu na segunda metade do século XIX.

E)

as libertações nacionais, ocorridas na segunda metade do século XX.

Como resolver?

Pergunta 28

Banco de preguntas

As diferentes representações cartográficas trazem consigo as ideologias de uma época. A representação destacada se insere no contexto das Cruzadas por

A)

revelar aspectos da estrutura demográfica de um povo.

B)

sinalizar a disseminação global de mitos e preceitos políticos.

C)

utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões.

D)

mostrar o território para melhor administração dos recursos naturais.

E)

mundo eurocêntrica.

Como resolver?

Pergunta 29

Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a

A)

criação de uniões aduaneiras.

B)

difusão de padrões culturais.

C)

melhoria na infraestrutura de transportes.

D)

supressão das barreiras para comercialização.

E)

organização de regras nas relações internacionais.

Como resolver?

Pergunta 30

Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito.

DESCARTES, R. Meditações. Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

A proposição “eu sou, eu existo” corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por:

A)

estabelecer o ceticismo como opção legítima.

B)

utilizar silogismos linguísticos como prova ontológica.

C)

inaugurar a posição teórica conhecida como empirismo.

D)

estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.

E)

questionar a relação entre a filosofia e o tema da existência de Deus.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.