Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 5

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2015. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Pergunta 21

Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

Essa narrativa de Platão é uma importante manifestação cultural do pensamento grego antigo, cuja ideia central, do ponto de vista filosófico, evidencia o (a)

A)

caráter antropológico, descrevendo as origens do homem primitivo.

B)

sistema penal da época, criticando o sistema carcerário da sociedade ateniense.

C)

vida cultural e artística, expressa por dramaturgos trágicos e cômicos gregos.

D)

sistema político elitista, provindo do surgimento da pólis e da democracia ateniense.

E)

teoria do conhecimento, expondo a passagem do mundo ilusório para o mundo das ideias.

Como resolver?

Pergunta 22

Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.

AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).

Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque:

A)

o surgimento do mal é anterior à existência de Deus

B)

o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.

C)

Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.

D)

por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.

E)

Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.

Como resolver?

Pergunta 23

Em 1960, os 20% mais ricos da população mundial dispunham de um capital trinta vezes mais elevado do que o dos 20% mais pobres, o que já era escandaloso. Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se agravou. Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, não mais trinta, mas oitenta e duas vezes mais elevado.

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças.
Petrópolis: Vozes, 2003 (adaptado).

Que característica socioeconômica está expressa no texto?

A)

Expansão demográfica

B)

Homogeneidade social.

C)

Concentração de renda.

D)

Desemprego conjuntural.

E)

Desenvolvimento econômico.

Como resolver?

Pergunta 24

Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).

Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma

A)

experiência temporal regida pelo tempo orgânico e pessoal.

B)

experiência que flexibilizava a obediência ao tempo do relógio.

C)

relação de códigos que estimulavam o trânsito de pessoas na cidade.

D)

normatização do tempo com vistas à disciplina dos corpos na cidade.

E)

cultura urbana capaz de conviver com diferentes experiências temporais.

Como resolver?

Pergunta 25

TEXTO I

A melhor banda de todos os tempos da última semana

O melhor disco brasileiro de música americana

O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado

O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos

Não importa contradição

O que importa é televisão

Dizem que não há nada que você não se acostume

Cala a boca e aumenta o volume então.

MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).

TEXTO II

O fetichismo na música e a regressão da audição

Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.

ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o(a)

A)

lado efêmero e restritivo da indústria cultural.

B)

baixa renovação da indústria de entretenimento.

C)

influência da músicaamericana na cultura brasileira.

D)

fusão entre elementos da indústria cultural e da cultura popular.

E)

declínio da forma musical em prol de outros meios de entretenimento.

Como resolver?

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