Creado por: juanbacan
Você também pode:
O artista Vic Muniz cria obras que recriam imagens famosas da história da arte, como a 'Mona Lisa', utilizando materiais inusitados como lixo, açúcar ou chocolate. Esse procedimento de apropriação e recriação de imagens consagradas é conhecido como:
Releitura, pois propõe uma nova interpretação sobre a obra original.
Dadaísmo, pois nega qualquer valor à arte do passado.
Restauração, pois busca consertar a obra original.
Falsificação, pois tenta enganar o comprador.
O Abaporu, de Tarsila do Amaral, é um ícone do Modernismo brasileiro. A pintura exibe uma figura humana com pés e mãos agigantados e uma cabeça minúscula, sentada ao lado de um cacto sob o sol. A desproporção anatômica na obra tem o objetivo de:
Criticar a falta de habilidade dos artistas brasileiros em desenhar a figura humana.
Representar fielmente a anatomia do homem brasileiro, segundo estudos científicos.
Valorizar a relação do homem com o trabalho braçal e com a terra, em detrimento do trabalho intelectual.
Corrigir um erro de perspectiva cometido pela artista durante a pintura.
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com sua arquitetura arrojada de Santiago Calatrava e suas exposições interativas sobre o futuro do planeta, é um exemplo de museu que busca ser não apenas um guardião do passado, mas também um:
Centro comercial, com foco exclusivo na venda de produtos e serviços.
Local de entretenimento passivo, que não exige reflexão do visitante.
Espaço para o armazenamento de objetos antigos sem qualquer exibição.
Fórum de debate sobre o presente e de prospecção de futuros possíveis.
Um artista cria uma videoinstalação em que imagens de rios poluídos da Amazônia são projetadas em telas dispostas em um ambiente escuro, enquanto o som de água corrente e máquinas industriais preenche o espaço. O objetivo de usar múltiplas linguagens (vídeo, som, espaço) de forma integrada é:
Facilitar a comercialização da obra em partes separadas.
Provar que o vídeo é uma forma de arte superior à pintura.
Reduzir a complexidade da mensagem para o público.
Criar uma experiência imersiva e sensorial para o espectador.
Uma das características da Commedia dell'Arte italiana, que influenciou muito o teatro ocidental, era o uso de máscaras que definiam personagens-tipo, como o Arlequim (esperto e acrobático) e o Pantaleão (velho e avarento). A máscara, nesse contexto, servia para:
Permitir que o mesmo ator interpretasse diversos papéis na mesma peça.
Definir imediatamente a personalidade e a função do personagem na trama.
Esconder a identidade do ator, que tinha vergonha de se apresentar.
Proteger o rosto dos atores durante as cenas de luta e acrobacia.