Creado por: juanbacan
Você também pode:
Um diretor de cinema brasileiro opta por filmar uma cena de diálogo intenso entre dois personagens utilizando apenas a câmera na mão, com movimentos trêmulos e instáveis. O objetivo dessa escolha estética é, muito provavelmente:
Transmitir uma sensação de estabilidade e calma, focando no diálogo.
Aumentar o realismo da cena, gerando uma sensação de urgência e imersão.
Homenagear o cinema clássico de estúdio, que utilizava câmeras fixas.
Facilitar o trabalho da equipe de filmagem, reduzindo os custos com equipamentos.
O Teatro Oficina, liderado por Zé Celso Martinez Corrêa em São Paulo, tem um espaço cênico inovador que é uma longa 'rua' com galerias laterais para o público, eliminando a tradicional divisão palco-plateia. Essa arquitetura teatral visa:
Aumentar a distância entre atores e público, para maior formalidade.
Recriar a estrutura de um teatro italiano clássico, com palco frontal.
Promover a participação e o envolvimento do espectador na cena.
Facilitar a venda de ingressos com lugares marcados e fixos.
As 'fanfics' (do inglês, fan fiction) são histórias criadas por fãs que utilizam personagens e universos de obras já existentes (filmes, livros, séries). Essa prática, muito difundida na internet, demonstra um tipo de consumo cultural que é:
Comercial, pois os autores de fanfics sempre lucram com suas histórias.
Passivo e acrítico, aceitando a obra original sem questionamentos.
Ativo e produtivo, em que o fã se torna também um criador de conteúdo.
Restrito, pois apenas os autores originais podem ler e comentar as fanfics.
Uma peça teatral se passa inteiramente em um único cenário: o elevador de um prédio. Os personagens entram e saem, e os conflitos se desenvolvem nesse espaço restrito. A escolha desse cenário limitado (unidade de espaço) serve para:
Mostrar a riqueza e a diversidade de paisagens da cidade.
Facilitar a compreensão da passagem do tempo ao longo de vários anos.
Intensificar a tensão dramática e explorar as relações entre os personagens.
Permitir que os atores tenham mais liberdade de movimento no palco.
Um artista concretista brasileiro cria um poema visual utilizando apenas a palavra 'LUXO' repetida várias vezes, mas em uma das repetições, ele a escreve como 'LIXO'. A proximidade visual e sonora entre as duas palavras é usada para criar uma:
Crítica à sociedade de consumo e à efemeridade dos bens materiais.
Confusão visual sem propósito, dificultando a leitura do poema.
Homenagem à indústria da moda e aos produtos de alto padrão.
Instrução de como separar corretamente o lixo orgânico do reciclável.