Creado por: juanbacan
Você também pode:
A Tropicália, movimento cultural brasileiro do final da década de 1960, caracterizou-se pela atitude de 'retomar a linha evolutiva da cultura brasileira' a partir do Modernismo. Musicalmente, isso se manifestou na:
Criação de letras puramente abstratas e sem qualquer conteúdo político.
Imitação fiel da Bossa Nova, sem adicionar novos elementos.
Recusa de qualquer instrumento elétrico, como a guitarra.
Fusão de ritmos brasileiros, como o samba e o baião, com a estética do rock psicodélico.
O conceito de 'lugar de fala' tem sido amplamente debatido no campo da arte e da cultura. Ele se refere à ideia de que a posição social de um artista (gênero, raça, classe, etc.) influencia sua perspectiva e a legitimidade de sua representação sobre determinados temas. Esse debate questiona principalmente o ideal de:
Um artista universal e neutro, capaz de falar por toda a humanidade.
A arte como uma atividade puramente comercial, sem relevância social.
A liberdade de expressão, que deve ser totalmente irrestrita e sem críticas.
A beleza como único critério válido para a avaliação de uma obra de arte.
A 'performance art' é uma modalidade artística em que a obra é a própria ação do artista, executada em um determinado tempo e lugar, muitas vezes com a participação ou presença do público. Diferente do teatro, na performance o artista geralmente:
Apresenta-se em palcos convencionais com cenário e figurino.
Utiliza seu próprio corpo como suporte e matéria da obra.
Interpreta um personagem fictício com uma história predefinida.
Busca criar um objeto de arte (pintura, escultura) para ser vendido.
As 'Fake News' (notícias falsas) muitas vezes se espalham rapidamente porque utilizam imagens ou vídeos impactantes retirados de seu contexto original. A eficácia dessa manipulação reside no fato de que o público tende a:
Confiar na imagem como uma prova irrefutável da realidade, sem questioná-la.
Preferir notícias sem imagens, pois as considera pouco informativas.
Ignorar completamente o conteúdo visual, focando apenas no texto escrito.
Investigar a origem de todas as imagens que recebe antes de compartilhar.
No teatro de rua, os atores precisam lidar com elementos que não existem no palco tradicional, como o ruído do trânsito, a interferência de pedestres e as mudanças de luz natural. Para que a peça funcione nesse ambiente, o ator precisa desenvolver uma:
Total indiferença ao público que se forma ao redor.
Atuação contida e minimalista, com poucos gestos.
Voz baixa e sussurrada, para criar um clima de intimidade.
Grande capacidade de improviso e projeção corporal/vocal.