Creado por: juanbacan
Você também pode:
No Círio de Nazaré, em Belém (PA), um dos elementos centrais é a corda que atrela a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de fiéis se agarram à corda para pagar promessas. Do ponto de vista antropológico, a corda transcende seu objeto físico e se torna um:
Obstáculo que dificulta a locomoção da berlinda pelas ruas da cidade.
Elemento de separação entre a elite e o povo durante a festa.
Símbolo sagrado que materializa a fé e a conexão com o divino.
Produto comercial de alto valor vendido após a procissão.
O repente, ou cantoria de viola, do Nordeste brasileiro, é uma disputa poética em que dois cantadores improvisam versos sobre um tema dado na hora, seguindo regras de métrica e rima. O elemento mais valorizado nessa manifestação artística é a:
Agilidade de raciocínio e a criatividade na elaboração dos versos.
Beleza do figurino e do cenário onde os cantadores se apresentam.
Repetição de versos decorados previamente em ensaios.
Qualidade da gravação sonora do acompanhamento musical.
O funk ostentação, surgido em São Paulo, tem como característica central em suas letras e videoclipes a exaltação de bens de consumo de luxo, como carros, joias e roupas de marca. Esse fenômeno pode ser interpretado como uma:
Crítica ao sistema capitalista e à sociedade de consumo.
Busca por um estilo de vida simples e desapegado dos bens materiais.
Manifestação puramente religiosa, sem conexão com o contexto social.
Afirmação de sucesso e conquista de poder simbólico por jovens da periferia.
Em uma cena de filme, a câmera se move lentamente em direção ao rosto de um personagem (movimento de 'travelling' para frente) enquanto a música de suspense aumenta de volume. A combinação desses dois recursos audiovisuais serve para:
Mostrar a paisagem ao redor do personagem em detalhes.
Sinalizar a passagem de um longo período de tempo.
Distrair o espectador do diálogo que está acontecendo.
Focar na reação do personagem e aumentar a tensão da cena.
O diretor de teatro alemão Bertolt Brecht propôs o conceito de 'distanciamento' ou 'estranhamento' (Verfremdungseffekt). Em vez de fazer o público se identificar emocionalmente com os personagens, Brecht queria que o espectador se mantivesse crítico e analítico. Um recurso para criar esse distanciamento seria:
Cenários que imitam perfeitamente a realidade, sem falhas.
Iluminação suave e intimista, que favorece a imersão.
Músicas que interrompem a cena para comentar a ação.
Atores interpretando de forma extremamente realista e emotiva.