Creado por: juanbacan
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O artesanato com capim-dourado, típico da região do Jalapão (TO), é uma prática de conhecimento tradicional passado entre gerações, principalmente por mulheres. A transformação desse artesanato em um produto de design valorizado no mercado nacional e internacional gera um importante debate sobre a:
Necessidade de proibir a colheita do capim para preservar a espécie.
Impossibilidade de o artesanato ser considerado uma forma de arte.
Sustentabilidade da prática e a justa remuneração das comunidades artesãs.
Superioridade do trabalho industrial sobre o manual.
No cinema de animação, a 'taxa de quadros' (frames por segundo, ou fps) refere-se à quantidade de imagens fixas exibidas em um segundo para criar a ilusão de movimento. Uma animação com maior taxa de quadros (ex: 24 fps) tende a ser percebida como:
De menor qualidade técnica e artística.
Mais lenta e com movimentos travados.
Menos realista e mais artificial.
Mais fluida e com movimento mais suave.
O samba do morro, no Rio de Janeiro, e o blues do Delta do Mississippi, nos Estados Unidos, apesar de suas diferenças sonoras, compartilham uma origem social semelhante. Ambos surgiram como formas de expressão de:
Comunidades de origem africana em um contexto de marginalização social.
Movimentos de vanguarda intelectual que buscavam romper com a tradição.
Grupos de imigrantes europeus que trabalhavam na indústria.
Elites brancas urbanas para serem tocados em grandes salas de concerto.
Um artista visual projeta sobre a fachada de um prédio histórico um vídeo que mostra cenas do cotidiano da cidade. A fachada do prédio, com suas janelas e relevos, interfere na imagem projetada, que por sua vez ressignifica o edifício. Essa técnica é conhecida como:
Video mapping ou projeção mapeada.
Pintura a óleo, pois utiliza pigmentos sobre uma superfície.
Fotografia analógica, pela captura de uma imagem única.
Escultura em bronze, pela durabilidade do material.
No samba de roda do Recôncavo Baiano, os participantes formam um círculo onde alguns dançam no centro enquanto os outros cantam e batem palmas. A estrutura circular dessa manifestação cultural favorece:
A observação passiva do público, que fica do lado de fora.
A separação rígida entre quem canta e quem dança.
A competição e a hierarquia entre os melhores dançarinos.
A participação coletiva e a integração entre os membros da comunidade.