Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2011 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 26

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2011. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 126

Foi sempre um gaúcho quebralhão, e despilchado sempre, por ser muito de mãos abertas. Se numa mesa de primeira ganhava uma ponchada de balastracas, reunia a gurizada da casa, fazia pi! pi! pi! como pra galinhas e semeava as moedas, rindo-se do formigueiro que a miuçada formava, catando as pratas no terreiro. Gostava de sentar um laçaço num cachorro, mas desses laçaços de apanhar da palheta à virilha, e puxado a valer, tanto que o bicho que o tomava, de tanto sentir dor, e lombeando-se, depois de disparar um pouco é que gritava, num caim! caim! caim! de desespero.

LOPES NETO, J. S. Contrabandista. In: SALES, H. (org). Antologia de contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001 (adaptado).

A língua falada no Brasil apresenta vasta diversidade, que se manifesta de acordo com o lugar, a faixa etária, a classe social, entre outros elementos. No fragmento do texto literário, a variação linguística destaca-se

A)

por inovar na organização das estruturas sintáticas.

B)

pelo uso de vocabulário marcadamente regionalista.

C)

por distinguir, no diálogo, a origem social dos falantes.

D)

por adotar uma grafia típica do padrão culto, na escrita.

E)

pelo entrelaçamento de falas de crianças e adultos.

Como resolver?

Pergunta 127

Banco de preguntas

O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a

A)

reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.

B)

associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.

C)

prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.

D)

incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis.

E)

reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito.

Como resolver?

Pergunta 128

TEXTO I
Brasil africano

De várias partes da África, veio a metade dos nossos antepassados no período da escravidão, entre os séculos XVII e XIX. As muitas línguas que falavam mudaram o português existente no Brasil. Da estética à culinária, dos costumes à religião, as influências também foram numerosas e permanecem. Os estudos africanos no país remontam ao começo do século XX, mas há, ainda, muito para ser descoberto e compreendido dessas tantas trocas culturais.

Banco de preguntas

Ao relacionar-se a temática dos Textos I e II, sobre a influência africana no Brasil, constata-se que

A)

fazem alusão ao fato de que a contribuição do povo africano para a cultura brasileira não é comprovada.

B)

revelam que os estudos referentes à contribuição do povo africano na formação do Brasil é incipiente.

C)

demonstram que a construção da identidade nacional é marcada pela presença da cultura africana.

D)

informam que os negros foram os responsáveis pela formação cultural do nosso país.

E)

remetem à ideia de que essa influência inexistiu no âmbito linguístico.

Como resolver?

Pergunta 129

Banco de preguntas

As modernas técnicas de comunicação estão associadas aos impactos da mensagem. Nesse texto, a intenção é

A)

alertar para os perigos dos animais domésticos.

B)

mostrar os cuidados com os cães de estimação.

C)

registrar um protesto contra a prisão de animais.

D)

sugerir brincadeiras de crianças com os cães.

E)

valorizar a adoção como saída para dramas sociais.

Como resolver?

Pergunta 130

Diz-se, em termos gerais, que é preciso “falar a mesma língua”: o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes ― linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.

VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).

Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa

A)

na fala de um professor ao iniciar a aula no ensino superior: “Fala galerinha do mal! Hoje vamos estudar um negócio muito importante”.

B)

na leitura de um discurso de uma autoridade pública na inauguração de um estabelecimento educacional: “Senhores cidadões do Brasil, com alegria, inauguramos mais uma escola para a melhor educação de nosso país”.

C)

no memorando da diretora da escola ao responsável por um aluno: “Responsável pelo aluno Henrique, dê uma chegadinha na diretoria da escola para saber o que o seu filhinho anda fazendo de besteira”.

D)

na fala de uma criança, na tentativa de convencer a mãe a entregar-lhe a mesada: “Mãe, assim não dá para ser feliz! Dá pra liberar minha mesada? Prometo que só vou tirar notão nas próximas provas”.

E)

na fala de uma mãe em resposta ao filho que solicitou a mesada: “Caro descendente, por obséquio, antecipe a prestação de suas contas, a fim de fazer jus ao solicitado”.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.