Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2011 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 23

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2011. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 111

O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.

Carta na Escola. Nº 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado)

Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo

A)

familiarizar milhões de jovens estudantes com o seu futuro profissional.

B)

mostrar que as políticas públicas favorecem os trabalhadores da educação.

C)

incentivar a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor.

D)

familiarizar o leitor com as instituições que definem o ensino profissionalizante.

E)

apresentar as novas normas que definem o estágio profissional para estudantes.

Como resolver?

Pergunta 112

Banco de preguntas

As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma

A)

abordagem sentimentalista do homem.

B)

imagem plana para expressar a industrialização.

C)

aproximação impossível entre máquina e homem.

D)

uniformidade de tons como crítica à industrialização.

E)

mecanização do homem expressa por formas tubulares.

Como resolver?

Pergunta 113

Banco de preguntas

Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora

A)

as formas retilíneas e mecanizadas, sem valorização da questão espacial.

B)

as formas delicadas e sutis, para humanizar o operário da indústria têxtil.

C)

a força da máquina na vida do trabalhador pelo jogo de formas, luz/sombra.

D)

os recursos oriundos de um mesmo plano visual para dar sentido a sua proposta.

E)

a forma robótica dada aos operários, privilegiando os aspectos triangulares.

Como resolver?

Pergunta 114

— Adiante… Adiante… Não pares… Eu vejo. Canaã! Canaã!
Mas o horizonte da planície se estendia pelo seio da noite e se confundia com os céus.
Milkau não sabia para onde o impulso os levava: era o desconhecido que os atraía com a poderosa e magnética força da Ilusão. Começava a sentir a angustiada sensação de uma corrida no Infinito…
— Canaã! Canaã!… suplicava ele em pensamento, pedindo à noite que lhe revelasse a estrada da Promissão.
E tudo era silêncio, e mistério… Corriam… corriam. E o mundo parecia sem fim, e a terra do Amor mergulhada, sumida na névoa incomensurável… E Milkau, num sofrimento devorador, ia vendo que tudo era o mesmo; horas e horas, fatigados de voar, e nada variava, e nada lhe aparecia… Corriam… corriam…

ARANHA, G. Canaã. São Paulo: Ática, 1998 (fragmento).

O sonho da terra prometida revela-se como valor humano que faz parte do imaginário literário brasileiro desde a chegada dos portugueses. Ao descrever a situação final das personagens Milkau e Maria, Graça Aranha resgata esse desejo por meio de uma perspectiva

A)

subjetiva, pois valoriza a visão exótica da pátria brasileira.

B)

simbólica, pois descreve o amor de um estrangeiro pelo Brasil.

C)

idealizada, pois relata o sonho de uma pátria acolhedora de todos.

D)

realista, pois traz dados de uma terra geograficamente situada.

E)

crítica, pois retrata o desespero de quem não alcançou sua terra.

Como resolver?

Pergunta 115

O RETIRANTE ENCONTRA DOIS HOMENS CARREGANDO UM DEFUNTO NUMA REDE, AOS GRITOS DE: “Ó IRMÃOS DAS ALMAS! IRMÃOS DAS ALMAS! NÃO FUI EU QUE MATEI NÃO”
— A quem estais carregando,
Irmãos das almas,
Embrulhado nessa rede?
Dizei que eu saiba.
— A um defunto de nada,
Irmão das almas,
Que há muitas horas viaja
À sua morada.
— E sabeis quem era ele,
Irmãos das almas,
Sabeis como ele se chama
Ou se chamava?
— Severino Lavrador,
Irmão das almas,
Severino Lavrador,
Mas já não lavra.

MELO NETO, J. C. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994 (fragmento).

O personagem teatral pode ser construído tanto por meio de uma tradição oral quanto escrita. A interlocução entre oralidade regional e tradição religiosa, que serve de inspiração para autores brasileiros, parte do teatro português. Dessa forma, a partir do texto lido, identificam-se personagens que

A)

se comportam como caricaturas religiosas do teatro regional.

B)

apresentam diferentes características físicas e psicológicas.

C)

incorporam elementos da tradição local em um contexto teatral.

D)

estão construídos por meio de ações limitadas a um momento histórico.

E)

fazem parte de uma cultura local que restringe a dimensão estética.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.