Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2011 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 27

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2011. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 131

Banco de preguntas

Os textos pertencem a gêneros em razão de configurações e de propósitos comunicativos específicos, os quais revelam sua função social. O texto em análise apresenta-se como

A)

uma peça publicitária, uma vez que promove o produto de uma instituição financeira.

B)

um panfleto, porque visa a orientar a população para desenvolver práticas ecológicas.

C)

um manifesto de ambientalistas, já que denuncia o desperdício de água pela população.

D)

uma reportagem, pois busca conscientizar a população para a necessidade de poupar água.

E)

uma notícia, pois informa a criação de um banco para cuidar de recursos hídricos.

Como resolver?

Pergunta 132

De acordo com o texto, a vida moderna é profundamente influenciada pela tecnologia da informação e da comunicação. Com base nessa assertiva, conclui-se que as pessoas

A)

passaram a se relacionar com os amigos exclusivamente por meio da tecnologia de informação e comunicação.

B)

se encontram imersas em um mundo que promove um rápido fluxo de informação, o que afeta suas relações sociais.

C)

perdem a capacidade de se comunicar de outras maneiras, ficando limitadas ao ambiente virtual em suas relações sociais.

D)

se familiarizam completamente com as tecnologias na vida adulta, quando passam a consumir mais produtos tecnológicos.

E)

dão mais importância ao MSN, aos sites de relacionamento e ao Orkut que a outras maneiras de se informarem e de se comunicarem.

Como resolver?

Pergunta 133

Banco de preguntas

Texto II

São 68 milhões num universo de 190 milhões de brasileiros conectados nas redes virtuais. O e-mail, irmão moderno da carta, ainda é uma ferramenta imprescindível de comunicação, mas já começa a dar espaço para ferramentas mais ágeis de interação, como MSN, Orkut, Facebook, Twitter e blogs.

FERREIRA JÚNIOR, H. (adaptado).

Da leitura dos dois textos, depreende-se que a internet tem se expandido muito nos últimos anos. Apesar disso, a atitude do rapaz no Texto I revela a

A)

constatação da importância do acesso à internet para a comunicação com outras pessoas.

B)

opinião de quem necessita das ferramentas da internet para realizar novas conquistas.

C)

demonstração de uma postura resistente à interferência das tecnologias na comunicação.

D)

adequação dos jovens às redes sociais como Twitter, Facebook, Msn, Orkut, blog etc.

E)

aceitação das redes sociais pela internet como veículo de relacionamentos pessoais.

Como resolver?

Pergunta 134

Piraí, Piraí, Piraí
Piraí bandalargou-se um pouquinho
Piraí infoviabilizou
Os ares do município inteirinho
Com certeza a medida provocou
Um certo vento de redemoinho
Diabo de menino agora quer
Um ipod e um computador novinho
Certo é que o sertão quer virar mar
Certo é que o sertão quer navegar
No micro do menino internetinho

GIL, G. Banda larga cordel. Geleia Geral. 2008.

Disponível em: http://www.gilbertogil.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010 (fragmento)

No texto, encontram-se as expressões “bandalargou-se”, “infoviabilizou” e “internetinho”, que indicam a influência da tecnologia digital na língua. Em relação à dinamicidade da língua no processo de comunicação, essas expressões representam

A)

a expansão vocabular influenciada pelo uso cotidiano de ferramentas da cultura digital.

B)

o desconhecimento das regras de formação de palavras na língua.

C)

a derivação de palavras sob a influência de falares arcaicos.

D)

a incorporação de palavras estrangeiras sem adaptações à língua portuguesa.

E)

a apropriação de conceitos ultrapassados disseminados pelas influências estrangeiras.

Como resolver?

Pergunta 135

Sacolas
Por que optar pelas duráveis,
como faziam nossos avós?

O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vão continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.

Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos, e 80% delas são utilizadas uma única vez.

Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.

Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.

Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.

Anúncio publicitário veiculado na revista Veja. N° 27, 8 jul. 2009.

Os argumentos utilizados no texto indicam que seu público-alvo é o consumidor e seu objetivo é estimular

A)

o abandono do uso de sacolas de plástico.

B)

a compra de sacolas de pano em supermercados.

C)

o engajamento em campanhas de consumo consciente.

D)

a divulgação dos perigos das sacolas plásticas para os animais marinhos.

E)

a reutilização das sacolas de plástico.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.