Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 7

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2013. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 31

TEXTO I
É notório que o universo do futebol caracteriza-se por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente masculino; como esse espaço não é apenas esportivo, mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele derivados estabelecem limites que, embora nem sempre tão claros, devem ser observados para a perfeita manutenção da “ordem”, ou da “lógica’” que se atribui ao jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações daí decorrentes expressam muito bem as relações presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.

FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.-dez. 2005 (adaptado).

TEXTO II
Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade.
A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria as qualidades e os defeitos da nação.

SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil. São Paulo: EdUNESP, 2010.

Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história do futebol na sociedade brasileira são respectivamente:

A)

Simbolismo político — poder manipulador.

B)

Caráter coletivo — ligação com as demandas populares.

C)

Potencial de divertimento — contribuição para a alienação popular.

D)

Manifestação de relações de gênero — papel identitário.

E)

Dimensão folclórica — exercício da dominação de classes.

Como resolver?

Pergunta 32

A década de 1970 marcou o início das preocupações com a relação entre a atividade produtiva no campo e a preservação do meio ambiente no Brasil. Essa mesma década se destaca pelo avanço das tecnologias de ponta, que passam a ocupar cada vez mais espaço junto à agricultura e, ainda que numa dimensão menor, também, na agricultura familiar.

SILVA, P.S. Tecnologia e meio ambiente: o processo de modernização da agricultura familiar. Revista da Fapese, v. 3, n. 2, jul.-dez., 2007.

O avanço tecnológico e os impactos socioambientais no campo brasileiro após a década de 1970 evidenciam uma relação de equivalência entre

A)

investimento em maquinários e geração de empregos.

B)

expansão das técnicas de cultivo e distribuição fundiária.

C)

crescimento da produtividade e redistribuição espacial do cultivo.

D)

inovações nos pesticidas e redução da contaminação dos trabalhadores.

E)

utilização da engenharia genética e conservação dos biomas ameaçados.

Como resolver?

Pergunta 33

Os solos tropicais são naturalmente ácidos, em razão da pobreza do material de origem ou devido aos processos de gênese. Além disso, o manejo das áreas agrícolas pode conduzir os solos à acidificação.

SOUZA, H. A. et al. Calagem e adubação boratada na produção de feijoeiro. Revista Ciência Agronômica, v. 42, n. 2, abr.-jun. 2011.

Em solos ácidos como os brasileiros, o método mais indicado, com o elemento utilizado para a correção do problema descrito no texto é o(a)

A)

descanso do solo a partir da técnica de pousio.

B)

uso da calagem pela introdução de calcário no solo.

C)

aração do solo para realizar a sua descompactação.

D)

plantio direto para diversificar as culturas.

E)

rotação de culturas para manter os nutrientes no solo.

Como resolver?

Pergunta 34

Há cerca de um ano, 248 famílias de baixa renda que moravam em área de deslizamento do Morro do Preventório, em Niterói (RJ), ganharam apartamentos em um condomínio. Com uma renda média mensal de dois salários mínimos e um apartamento com padrão de classe média, as famílias foram às compras de móveis e eletrodomésticos. Mas acabaram surpreendidas com as primeiras contas que não pagavam na favela: a maior parte está endividada.

SPITZ, C. Entre o céu e o purgatório da inclusão social. O Globo, 10 jun. 2011 (adaptado).

Uma política pública relacionada com a contradição descrita e uma ação que reduziria seus efeitos estão identificadas, respectivamente, em:

A)

Financeira – expansão das linhas de crédito para as classes médias.

B)

Habitacional – apoio a geração de emprego e renda entre os mais pobres.

C)

Demográfica – restrição à migração e incentivo ao retorno das famílias de migrantes.

D)

Ambiental – preservação de encostas e parques ecológicos.

E)

Educacional – combate ao analfabetismo e a evasão escolar em comunidades pobres.

Como resolver?

Pergunta 35

No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.

BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na:

A)

Cobrança de impostos — ocupação da periferia.

B)

Destruição de cortiços — revolta da população pobre.

C)

Criação do transporte de massa — ampliação das favelas.

D)

Construção de hospitais públicos — insatisfação da elite urbana.

E)

Edificação de novas moradias — concentração de trabalhadores.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.