Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 3

Creado por: juanbacan

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Pergunta 11

O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alterou-se desde sua origem em 1949. A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes. No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a Otan declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.

BERTAZZO, J. Atuação da Otan no Pós-Guerra Fria: implicações para a segurança nacional e para a ONU. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2010 (adaptado).

Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:

A)

Financiar a indústria bélica – garantir atuação global.

B)

Conter a expansão socialista – realizar ataques preventivos.

C)

Combater a ameaça soviética – promover auxílio humanitário.

D)

Minimizar a influência estadunidense – apoiar organismos multilaterais.

E)

Reconstruir o continente devastado – assegurar estabilidade geopolítica.

Como resolver?

Pergunta 12

Depois de dez anos de aparente imobilidade, 77 950 operários estavam em greve em São Bernardo, Santo André, São Caetano e Diadema – o chamado ABCD, coração industrial do país. Em todas as fábricas, os operários cruzaram os braços em silêncio. Apanhado de surpresa, o governo militar ficou por algum tempo
sem ação. Os empregadores, por sua vez, sofriam sérios prejuízos a cada dia de greve.

ALVES, M. H. M. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1984 (adaptado).

O movimento sindical, em fins dos anos 1970, começou a se rearticular e a patrocinar greves de significativa repercussão. Essas greves aconteceram em um contexto político-institucional de

A)

revogação da negociação coletiva entre patrões e empregados.

B)

afirmação dos direitos individuais por parte de minorias.

C)

suspensão da legislação trabalhista forjada durante a Era Vargas.

D)

limitação à liberdade das organizações sindicais e populares.

E)

discordância dos empresários com as políticas industriais.

Como resolver?

Pergunta 13

Fronteira. Condição antidemocrática de existência das democracias, distinguindo os cidadãos dos estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos homens e às informações que as atravessam. As nações não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será necessário aprender a construir nações sem fronteiras, autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de voto múltiplo, a multilealdade.

ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).

No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a necessidade de

A)

reestruturação efetiva do Estado-nação.

B)

liberalização controlada dos mercados.

C)

contestação popular do voto censitário.

D)

garantia jurídica da lealdade nacional.

E)

afirmação constitucional dos territórios

Como resolver?

Pergunta 14

O contrário de um fato qualquer é sempre possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com a realidade.
Que o Sol não nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais contradição do que a afirmação de que ele nascerá. Podemos em vão, todavia, tentar demonstrar sua falsidade de maneira absolutamente precisa. Se ela fosse emonstrativamente falsa, implicaria uma contradição e o espírito nunca poderia concebê-la distintamente, assim como não pode conceber que 1 + 1 seja diferente de 2.

HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).

O filósofo escocês David Hume refere-se a fatos, ou seja, a eventos espaço-temporais, que acontecem no mundo. Com relação ao conhecimento referente a tais eventos, Hume considera que os fenômenos

A)

acontecem de forma inquestionável, ao serem apreensíveis pela razão humana.

B)

ocorrem de maneira necessária, permitindo um saber próximo ao de estilo matemático.

C)

propiciam segurança ao observador, por se basearem em dados que os tornam incontestáveis.

D)

devem ter seus resultados previstos por duas modalidades de provas, com conclusões idênticas.

E)

exigem previsões obtidas por raciocínio, distinto do conhecimento baseado em cálculo abstrato.

Como resolver?

Pergunta 15

TEXTO I
O Heliocentrismo não é o “meu sistema”, mas a Ordem de Deus.

COPÉRNICO, N. As revoluções dos orbes celestes [1543]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.

TEXTO II
Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se choquem com as
ideias religiosas.

DARWIN, C. A origem das espécies [1859]. São Paulo: Escala, 2009.

Os textos expressam a visão de dois pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:

A)

Articulação entre ciência e fé — pensamento científico independente.

B)

Poder secular acima do poder religioso — defesa dos dogmas católicos.

C)

Ciência como área autônoma do saber — razão humana submetida à fé.

D)

Moral católica acima da protestante — subordinação da ciência à religião.

E)

Autonomia do pensamento religioso — fomento à fé por meio da ciência.

Como resolver?

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