Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 2

Creado por: juanbacan

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Pergunta 6

Há dois pilares para a concepção multilateral de justiça: a ideia de que a relação entre Estados é baseada na igualdade jurídica e a noção de que a Carta da ONU deveria promover os direitos humanos e o progresso social. Do primeiro pilar derivam as normas de não intervenção, de respeito à integridade territorial e de não ingerência. São as normas que garantem as condições dos processos deliberativos justos entre iguais.

FONSECA JR., G. Justiça e direitos humanos. In: NASSER, R. (Org.). Novas perspectivas sobre os conflitos internacionais. São Paulo: Unesp, 2010 (adaptado).

Nessa concepção de justiça, o cumprimento das normas jurídicas mencionadas é a condição indispensável para a efetivação do seguinte aspecto político:

A)

Voto censitário.

B)

Sufrágio universal.

C)

Soberania nacional.

D)

Nacionalismo separatista.

E)

Governo presidencialista.

Como resolver?

Pergunta 7

TEXTO I
O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala, representando um aumento tremendo na produção, abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do aumento da procura. Eram forças abrindo um novo mundo.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 (adaptado).

TEXTO II
Os edifícios das fábricas adaptavam-se mal à concentração de numerosa mão de obra, reunida para longos dias de trabalho, numa situação árdua e insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças deixavam os lugares onde moravam para trabalhar em diferentes fábricas.

LEITE, M. M. Iniciação à história social contemporânea. São Paulo: Cultrix,1980 (adaptado).

As estratégias empregadas pelos textos para abordar o impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que se industrializavam são, respectivamente,

 

A)

ressaltar a expansão tecnológica e deter-se no trabalho doméstico.

B)

acentuar as inovações tecnológicas e priorizar as mudanças no mundo do trabalho.

C)

debater as consequências sociais e valorizar a reorganização do trabalho.

D)

indicar os ganhos sociais e realçar as perdas culturais.

E)

minimizar as transformações sociais e criticar os avanços tecnológicos.

Como resolver?

Pergunta 8

Do outro lado do Atlântico, a coisa é bem diferente. A classe média europeia não está acostumada com a moleza. Toda pessoa normal que se preze esfria a barriga no tanque e a esquenta no fogão, caminha até a padaria para comprar o seu próprio pão e enche o tanque de gasolina com as próprias mãos.

SETTI, A. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 21 maio 2013 (fragmento).

A diferença entre os costumes assinalados no texto e os da classe média brasileira é consequência da ocorrência no Brasil de

A)

automação do trabalho nas fábricas, relacionada à expansão tecnológica.

B)

ampliação da oferta de empregos, vinculada à concessão de direitos sociais.

C)

abertura do mercado nacional, associada à modernização conservadora.

D)

oferta de mão de obra barata, conjugada à herança patriarcal.

E)

consolidação da estabilidade econômica, ligada à industrialização acelerada.

Como resolver?

Pergunta 9

Banco de preguntas

A mudança na distribuição das classes de 2005 a 2010 implicou uma expressiva alteração no formato do primeiro para o segundo gráfico. Um processo associado a essa mudança está indicado no(a)

A)

expansão do mercado interno.

B)

concentração da renda nacional.

C)

persistência da crise internacional.

D)

crescimento demográfico acelerado.

E)

fracasso das políticas redistributivas.

Como resolver?

Pergunta 10

Ninguém vive sem ocupar espaço, sem respirar, sem alimentar-se, sem ter um teto para abrigar-se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana: luz, telefone, televisão, rádio, refrigeração dos alimentos etc. A humanidade não vive sem ocupar espaço, sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.

RODRIGUES, A. M. Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações. In: SILVA. J. B. et al. (Orgs.). Panorama da geografia brasileira. São Paulo: Annablume, 2006 (fragmento).

O texto defende que duas mudanças provocadas pela ação humana na Modernidade são o(a)

A)

alteração no modo de vida das comunidades e a delimitação dos problemas ambientais em escala local.

B)

surgimento de novas formas de apropriação dos territórios e a utilização pública dos recursos naturais.

C)

incorporação de novas tecnologias no processo produtivo e a aceleração dos problemas ambientais.

D)

aumento do consumo de bens e mercadorias e a utilização de mão de obra nas unidades produtivas.

E)

esgotamento das reservas naturais e a desaceleração da produção de bens de consumo humano.

Como resolver?

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