Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 24

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2013. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Pergunta 116

Televisão x cinema
Mais uma vez, reacende-se o desgastante debate
sobre “linguagem de televisão” e “linguagem de cinema”.
No mesmo país em que pagar ingresso ainda é luxo
para milhões de pessoas, alguns críticos utilizam o termo
“televisivo” para depreciar uma obra. E “cinematográfico”
para enaltecê-la.
Como se houvesse um juiz onipotente a permitir
ou não que se sinta uma história da maneira que se
pretende senti-la.
Todos os sentidos ficam de fora da análise ignorante,
tipicamente política, que divorcia a técnica da percepção
sensorial. E é exatamente aí que reside o único interesse
de um realizador: o momento do encontro do espectador
com a obra.

MONJARDIM, J. O Globo, Rio de Janeiro, 24 set. 2004 (adaptado).

Ao comentar o ressurgimento do debate sobre “linguagem de televisão” e “linguagem de cinema”, o autor mostra a

A)

importância do debate para o entendimento destes dois diferentes meios de linguagem: a televisão e o cinema.

B)

atitude prepotente dos críticos ao julgarem preconceituosamente as escolhas do público.

C)

validade do debate para o aprimoramento da linguagem do cinema e da televisão.

D)

neutralidade dos críticos no uso das palavras “televisivo” e “cinematográfico”.

E)

contribuição dos críticos na valorização dos sentimentos do espectador.

Como resolver?

Pergunta 117

O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa.
Passou um homem depois e disse: Essa volta que o rio faz por trás de sua casa se chama enseada.
Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia uma volta atrás da casa.
Era uma enseada.
Acho que o nome empobreceu a imagem.

BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de

A)

resgate de uma imagem da infância, com a cobra de vidro.

B)

apropriação do universo poético pelo olhar objetivo.

C)

transfiguração do rio em um vidro mole e cobra de vidro.

D)

rejeição da imagem de vidro e de cobra no imaginário poético.

E)

recorte de elementos como a casa e o rio no subconsciente.

Como resolver?

Pergunta 118

Banco de preguntas

O cartão-postal é um gênero textual geralmente usado por turistas quando estão viajando, para enviar, aos que ficaram, imagens dos lugares visitados. Entretanto, o cartão-postal apresentado é uma peça publicitária, e reconhece-se nela a intenção de

A)

apresentar uma paisagem de um local específico, conteúdo recorrente em um cartão-postal.

B)

incentivar as pessoas de uma cidade a enviar cartõespostais umas para as outras.

C)

instituir um novo tipo de cartão-postal, o virtual, a ser comercializado em um site da internet.

D)

fazer propaganda de um ponto turístico romântico específico, atraindo a visitação por casais.

E)

comemorar a data da instituição do cartão-postal no Brasil, ainda na época do Império.

Como resolver?

Pergunta 119

A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Ter uma boa amplitude nos movimentos das diversas partes corporais é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, pois permite maior disposição para atividades da vida diária, como, por exemplo, maior facilidade para alcançar os próprios pés.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006 (adaptado).

O componente da aptidão física destacado no texto é

A)

força.

B)

agilidade.

C)

equilíbrio.

D)

velocidade.

E)

flexibilidade.

Como resolver?

Pergunta 120

Grupo escolar

Sonhei com um general de ombros largos

que fedia

e que no sonho me apontava a poesia

enquanto um pássaro pensava suas penas

e já sem resistência resistia.

O general acordou e eu que sonhava

face a face deslizei à dura via

vi seus olhos que tremiam, ombros largos,

vi seu queixo modelado a esquadria

vi que o tempo galopando evaporava

(deu para ver qual a sua dinastia)

mas em tempo fixei no firmamento

esta imagem que rebenta em ponta fria:

poesia, esta química perversa,

este arco que desvela e me repõe

nestes tempos de alquimia.

BRITO, A. C. In: HOLLANDA, H. B. (Org.). 26 Poetas Hoje: antologia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.

O poema de Antônio Carlos Brito está historicamente inserido no período da ditadura militar no Brasil. A forma encontrada pelo eu lírico para expressar poeticamente esse momento demonstra que

A)

a ênfase na força dos militares não é afetada por aspectos negativos, como o mau cheiro atribuído ao general.

B)

a descrição quase geométrica da aparência física do general expõe a rigidez e a racionalidade do governo.

C)

a constituição de dinastias ao longo da história parece não fazer diferença no presente em que o tempo evapora.

D)

a possibilidade de resistir está dada na renovação e transformação proposta pela poesia, química que desvela e repõe.

E)

a resistência não seria possível, uma vez que as vítimas, representadas pelos pássaros, pensavam apenas nas próprias penas.

Como resolver?

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