Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Gratuito 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História | Página 17

Creado por: juanbacan

Estude com o simulador gratuito do ENEM 2025 na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias – História. Resolva questões online, pratique conteúdos importantes e prepare-se melhor para o exame e para o SISU.
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Você também pode:

Pergunta 81

O 'parlamentarismo às avessas', praticado durante o Segundo Reinado, diferenciava-se do modelo clássico inglês (britânico) porque, no Brasil:

A)

não havia a figura do Primeiro-Ministro, e o Imperador governava diretamente com o auxílio de um conselho de sua livre escolha.

B)

o Primeiro-Ministro era eleito por voto popular direto, independentemente da composição da Câmara dos Deputados.

C)

o Senado tinha mais poder que a Câmara, podendo vetar a escolha do gabinete de ministros sem a intervenção do monarca.

D)

o Imperador detinha o Poder Moderador, que lhe permitia nomear o Presidente do Conselho de Ministros e dissolver a Câmara, controlando o sistema.

Como resolver?

Pergunta 82

A transferência da família real para o Brasil em 1808 e a subsequente permanência da corte no Rio de Janeiro por mais de uma década resultaram em significativas transformações culturais na cidade, como a:

A)

adoção do tupi-guarani como língua oficial da corte, em um esforço para criar uma identidade genuinamente brasileira.

B)

demolição de todas as igrejas católicas e sua substituição por templos de estilo neoclássico inspirados na maçonaria.

C)

criação de instituições como a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a Imprensa Régia, que impulsionaram a vida cultural e científica.

D)

proibição de todas as manifestações culturais de origem africana, como o candomblé e a capoeira.

Como resolver?

Pergunta 83

A Sabinada (1837-1838), ocorrida na Bahia, foi um movimento de caráter predominantemente urbano. Sua proposta política, enquanto D. Pedro II não atingisse a maioridade, era:

A)

a união da Bahia com Angola para formar um novo império atlântico, governado por libertos.

B)

a instauração de uma República Bahiense provisória, que se separaria do Brasil até a coroação do jovem imperador.

C)

a convocação de uma nova Assembleia Constituinte para redigir uma constituição socialista para o Brasil.

D)

a expulsão de todos os portugueses da província e a entrega do governo local a uma junta militar federalista.

Como resolver?

Pergunta 84

A Lei de Terras de 1850 e a Lei Eusébio de Queirós, do mesmo ano, estão historicamente interligadas. A relação entre elas é que:

A)

ambas foram criadas para facilitar o acesso de ex-escravos à propriedade de terras e ao trabalho assalariado.

B)

ambas as leis foram revogadas um ano depois, por pressão dos cafeicultores, que se sentiram prejudicados.

C)

ao proibir o tráfico de escravos, o governo previu um aumento da imigração e criou a Lei de Terras para impedir que os novos trabalhadores tivessem acesso fácil à posse de terra, forçando-os a trabalhar para os grandes proprietários.

D)

a Lei de Terras foi uma exigência da Inglaterra para que a Lei Eusébio de Queirós fosse efetivamente cumprida pelo Brasil.

Como resolver?

Pergunta 85

A imigração de italianos para o Brasil no final do século XIX foi intensamente promovida pelos cafeicultores do Oeste Paulista e pelo governo. Além da necessidade de mão de obra, havia também um componente ideológico nesse incentivo, que era:

A)

o desejo de difundir a língua italiana e a culinária daquele país como a cultura oficial do Brasil.

B)

um projeto de aliança militar com a Itália para combater a crescente influência da Argentina na América do Sul.

C)

a implementação de teorias raciais da época, que defendiam o 'branqueamento' da população brasileira, vista como 'inferior' por sua forte presença de negros e mestiços.

D)

a intenção de converter a população brasileira ao catolicismo romano, com o auxílio dos imigrantes, que eram considerados mais devotos.

Como resolver?

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