Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Gratuito 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História | Página 15

Creado por: juanbacan

Estude com o simulador gratuito do ENEM 2025 na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias – História. Resolva questões online, pratique conteúdos importantes e prepare-se melhor para o exame e para o SISU.
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Você também pode:

Pergunta 71

Imagine a seguinte situação-problema: Um fazendeiro de café do Oeste Paulista, em 1875, decide expandir sua produção. Diante da crescente pressão abolicionista e da dificuldade de adquirir novos escravos, qual das seguintes estratégias seria a mais condizente com as transformações econômicas e sociais daquele período?

A)

Adotar o sistema de parceria ou colonato, incentivando a vinda de imigrantes europeus para trabalhar em suas terras em troca de parte da produção.

B)

Investir na compra de um grande lote de escravizados recém-chegados da África, aproveitando o comércio clandestino.

C)

Dividir suas terras em pequenos lotes e arrendá-los a ex-escravos, estabelecendo um sistema de meeiros com a população local.

D)

Solicitar ao governo provincial a organização de novas expedições para a captura de indígenas para o trabalho forçado.

Como resolver?

Pergunta 72

O Quilombo de Palmares foi destruído no final do século XVII, mas a formação de quilombos continuou sendo uma importante forma de resistência durante todo o Período Imperial. No século XIX, esses quilombos se caracterizavam, em geral, por:

A)

serem organizados exclusivamente por escravos muçulmanos, com o objetivo de difundir a fé islâmica no Brasil.

B)

serem grandes comunidades isoladas no interior da Amazônia, sem nenhum contato com as cidades próximas.

C)

existirem em grande número, muitas vezes próximos a centros urbanos e fazendas, estabelecendo relações comerciais e de confronto com a sociedade ao redor.

D)

terem sido totalmente pacíficos, obtendo reconhecimento legal do Estado imperial como territórios livres.

Como resolver?

Pergunta 73

Um dos argumentos utilizados por muitos abolicionistas, como Joaquim Nabuco, para defender o fim da escravidão era que o sistema escravista:

A)

poderia ser gradualmente substituído pela escravidão indígena, que era considerada mais humana e produtiva.

B)

deveria ser mantido apenas nas lavouras de café, pois os africanos eram os únicos que se adaptavam a esse tipo de trabalho.

C)

degradava não apenas o escravo, mas também a sociedade como um todo, incluindo os senhores, gerando atraso moral, econômico e político para o Brasil.

D)

era economicamente mais eficiente que o trabalho livre, mas moralmente inaceitável para uma nação cristã.

Como resolver?

Pergunta 74

Considere o seguinte trecho de um diário fictício: 'Hoje, meu pai, senhor de engenho, lamentava-se. A nova lei, a de 1871, diz que os filhos de nossas escravas nascerão livres. Ele teme pelo futuro, diz que é o começo do fim. Mas para a criança que nascer amanhã na senzala, o que essa liberdade realmente significa de imediato?'. O trecho se refere à Lei do Ventre Livre e expõe uma de suas principais contradições, que era:

A)

a obrigação de que a criança permanecesse sob a tutela do senhor de sua mãe até os 21 anos, na prática, mantendo o trabalho compulsório.

B)

o pagamento de uma alta indenização do Estado aos senhores de engenho por cada criança nascida livre, o que endividou o Império.

C)

a proibição de que as crianças libertas continuassem vivendo com suas mães nas senzalas, forçando a separação familiar.

D)

a libertação imediata e incondicional de todas as crianças, o que gerou uma crise social por não haver amparo para elas.

Como resolver?

Pergunta 75

A Guerra do Paraguai foi travada pela Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. A principal razão da Argentina e do Uruguai para entrar no conflito ao lado do Brasil foi:

A)

a existência de disputas de fronteiras e a oposição ao projeto expansionista do ditador paraguaio Solano López na região do Prata.

B)

a pressão da Inglaterra, que desejava destruir o modelo econômico autônomo do Paraguai e forçou a aliança militar.

C)

a ambição de dividir o território brasileiro entre si após a vitória, enfraquecendo o Império.

D)

a defesa dos ideais democráticos, já que o Paraguai era uma monarquia absolutista que ameaçava as repúblicas vizinhas.

Como resolver?

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