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DECRETO N. 28 314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007
Demite o Gerúndio do Distrito Federal
e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:
Art. 1o Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Art. 2o Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA
Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4o Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 28 de setembro de 2007. 119o da República e 48° de Brasília
Disponivel em: www.dodf.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.
[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2020 - QUESTÃO 30]
Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do gerúndio,
como “desculpa de ineficiência”, indica
conclusão de uma ação.
realização de um evento.
repetição de uma prática.
continuidade de um processo.
transferência de responsabilidade.
[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2020 - QUESTÃO 25]
A frase, título do filme, reproduz uma variedade
linguística recorrente na fala de muitos brasileiros.
Essa estrutura caracteriza-se pelo(a)
uso de uma marcação temporal.
imprecisão do referente de pessoa.
organização interrogativa da frase.
utilização de um verbo de ação.
apagamento de uma preposição.
Inverno! inverno! inverno!
Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida.
Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem.
POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013.
[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2019 - QUESTÃO 15]
Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia
desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa a
imprecisão no sentido dos vocábulos.
dramaticidade como elemento expressivo.
subjetividade em oposição à verossimilhança.
valorização da imagem com efeito persuasivo.
plasticidade verbal vinculada à cadência melódica.
"São tantas formas de matar um preto
Que para alguns sua morte é justificada Devia tá fazendo coisa errada
Se não era bandido, um dia ia ser
Por ser PRETO sua morte é defendida
O PRETO sempre merece morrer".
A estrofe acima é do poeta e educador social Baticum Proletário, que atua na periferia de Fortaleza, no Ceará, preparando jovens - em quase sua totalidade negros - para enfrentar as dificuldades impostas pelo racismo estrutural no país.
É a partir da arte que Baticum consegue envolver a juventude em um projeto de fortalecimento dessa população ao promover batalhas de rimas, slams e saraus com temáticas que discutem os problemas sociais. Não por acaso, o tema mais explorado nas rimas, versos e prosas é a violência. De acordo com o mais recente Atlas da violência, em 2019, os negros representaram 77% das vítimas de homicídios, quase 30 assassinatos por 100 mil habitantes, a maioria deles jovens.
O Atlas revela ainda que um negro tem quase 2,7 vezes mais chance de ser morto do que um branco, o que justifica o movimento de resistência crescente no Brasil.
MENDONÇA, F. Disponivel em: www.cartacapital.com.br.
Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).
[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2023 - QUESTÃO 12]
O uso de citação e de dados estatísticos nesse texto tem
o objetivo de
morte de negros, que cresce a cada dia.
destacar o crescimento exponencial da temática do
preconceito na produção literária no Brasil.
demonstrar o incremento no quantitativo de expressões
artísticas na discussão de problemas sociais.
evidenciar argumentos que reforçam a ideia de que os
negros são vítimas em potencial da violência.
salientar o aumento da participação de jovens nos
movimentos de resistência na área da cultura.
O Marabaixo é uma expressão artístico-cultural formada nas tradições e na identificação cultural entre as comunidades negras do Amapá. O nome remonta às mortes de escravizados em navios negreiros que eram jogados na água. Em sua homenagem, hinos de lamento eram cantados mar abaixo, mar acima. Posteriormente, o Marabaixo se integrou à vivência das comunidades negras em um ciclo de danças, cantorias com tambores e festas religiosas, recebendo, em 2018, o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Disponivel em: http://portal.jphan.gov.br. Acesso em: 15 nov. 2021 (adaptado).
[ARTE - ENEM 2023- QUESTÃO 16]
A manifestação do Marabaixo se constituiu em expressão
de arte e cultura, exercendo função de
ressignificar episódios dramáticos em novas práticas
culturais.
adaptar coreografias como imitação dos movimentos
do mar.
lembrar dos mortos no passado escravista como forma de lamento.
perpetuar uma narrativa de apagamento dos fatos
históricos traumáticos.
ritualizar a passagem de atos fúnebres nas produções
coletivas com espírito festivo.