Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
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Migalhas
Entre a toalha branca e um bule de café
seria inapropriado dizer
eu não te amo mais.
Era necessário algo mais solene,
um jardim japonês
para as perdas pensadas,
um noturno de tempestade
para arrebentar de dor,
uma praia de pedras para chorar
em silêncio, uma cama alta
para o incenso da despedida,
uma janela
dando para o abismo.
No entanto você abaixa os olhos
e recolhe lentamente as migalhas de pão
sobre a mesa posta para dois.
MARQUES, A. M. A vida submarina. São Paulo: Cia. das Letras, 2021.
(ENEM 2023- LÍNGUA PORTUGUESA- QUESTÃO 28)
Nesse poema, a representação do sentimento amoroso
recupera a tradição lírica, mas se ajusta à visão
contemporânea ao
invocar o interlocutor para uma tomada de posição
questionar a validade do envolvimento romântico.
diluir em banalidade a comoção de um amor frustrado.
transformar em paz as emoções conflituosas do casal
condicionar a existência da paixão a espaços idealizados.
Estimular denúncias de maus tratos contra animais.
desvincular o conceito de descarte da ideia de negligência
incentivar campanhas de adoção de animais em situação de rua.
sensibilizar o público em relação ao abandono de animais domésticos.
alertar a população sobre as sanções legais acerca de uma prática criminosa.
Urgência emocional
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir "eu te amo". Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: "paciência". Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
MEDEIROS, M. Disponivel em: http:/porumavida simples.blogspot.com.br. Acesso em: 20 ago. 2017 (adaptado).
(ENEM 2022- LÍNGUA PORTUGUESA- QUESTÃO 21)
Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam
uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se
evidencia pelo(a)
impessoalização ao longo do texto, como em: “se
não há mais tempo”.
construção de uma atmosfera de urgência, em
palavras como: “pressa”.
repetição de uma determinada estrutura sintática, como em: “Se tudo é para ontem”
ênfase no emprego da hipérbole, como em: “uma
refeição que pode durar uma vida”.
emprego de metáforas, como em: “a vida engata
uma primeira e sai em disparada”.
E assim as coisas continuaram acontecendo entre os dois, em quase sustos, um grande por acaso com cacoetes de gestos definitivos. Com o Nunca Mais se oferecendo o tempo todo, bastaria dizer foi um prazer ter te conhecido, bastaria não trocar telefones nem e-mails e enterrar a casualidade com a cal da sabedoria - nada poderia ser definitivo, os encontros duravam duas horas ou duas décadas ou duas vezes isso, mas em algum momento necessariamente seria o fim. De todos os grandes amores. De todos os pequenos. De todas as juras, das promessas, de todos os na-alegria-e-na-tristeza. De todos os não amores, os desamores, os casamentos para sempre, os rancores para sempre, de todas as paralelas que só se viabilizam na abstração da geometria, de todas as pequenas paixões e de todas as grandes paixões, de tudo que para na antessala da paixão, de todos os vínculos não experimentados, de todos.
LISBOA, A. Rakushisha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
(ENEM- 2023 - LÍNGUA PORTUGUESA- QUESTÃO 41)
O recurso que promove a progressão textual, contribuindo
para a construção da ideia de que as relações amorosas
têm um enredo comum, é a
repetição do pronome indefinido “todos”.
utilização do travessão na marcação do aposto.
retomada do antecedente pelo pronome “isso”.
contraposição de ideias marcada pela conjunção “mas”.
substantivação de expressões pela anteposição do
artigo.
(ENEM 2020- ARTE- QUESTÃO 23)
A provocação desse grupo gera um debate em torno da
obra de arte pelo(a)
recusa a crenças, convicções, valores morais,
estéticos e políticos na história moderna.
frutífero arsenal de materiais e formas que se
relacionam com os objetos construídos.
economia e problemas financeiros gerados pela
recessão que tiveram grande impacto no mercado.
influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos
que surgiram nos anos 1990.
interesse em produtos indesejáveis que revela uma
consciência sustentável no mercado.