Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 271

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1351

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichi – zam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.
Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.
Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).

Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva

A)  

criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.

B)  

enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.

C)  

indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.

D)  

tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

E)  

demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas.

Como resolver?

Pergunta 1352

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)

A)  

fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.

B)  

competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.

C)  

refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.

D)  

caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.

E)  

uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.

Como resolver?

Pergunta 1353

GRUPO ESCOLAR DE PALMEIRAS. Redações de Maria Anna de Biase e J. B. Pereira sobre a Bandeira Nacional. Palmeiras (SP), 18 nov. 1911. Acervo APESP. Coleção DAESP. C10279. Disponível em: www.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 15 maio 2013. (Foto: Reprodução)

O documento foi retirado de uma exposição on-line de manuscritos do estado de São Paulo do início do século XX. Quanto à relevância social para o leitor da atualidade, o texto

A)  

funciona como veículo de transmissão de valores patrióticos próprios do período em que foi escrito.

B)  

cumpre uma função instrucional de ensinar regras de comportamento em eventos cívicos.

C)  

deixa subentendida a ideia de que o brasileiro preserva as riquezas naturais do país.

D)  

argumenta em favor da construção de uma nação com igualdade de direitos.

E)  

apresenta uma metodologia de ensino restrita a uma determinada época.

Como resolver?

Pergunta 1354

Pensar la lengua del siglo XXI 

Aceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y com ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra.
Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblos aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.

LARA, L.F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.

O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar que

A)  

as especificidades culturais rompem com a unidade hispânica.

B)  

as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural.

C)  

a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica.

D)  

a consolidação das diferenças da língua prejudica sua projeção mundial.

E)  

a unificação da língua enriquece a competência linguística dos falantes.

Como resolver?

Pergunta 1355

A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele

A)  

decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.

B)  

culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.

C)  

comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.

D)  

conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.

E)  

reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.

Como resolver?

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