Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 270

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1346

Disponível em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado).

O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que

A)  

o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.

B)  

a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.

C)  

a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.

D)  

o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.

E)  

a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.

Como resolver?

Pergunta 1347

hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusiva – mente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a)

A)  

elemento originário dos textos eletrônicos.

B)  

conexão imediata e reduzida ao texto digital.

C)  

novo modo de leitura e de organização da escrita.

D)  

estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

E)  

modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

Como resolver?

Pergunta 1348

Manta que costura causos e histórias no seio de uma família serve de metáfora da memória em obra escrita por autora portuguesa 

O que poderia valer mais do que a manta para aquela família? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha? Palácios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os pés das crianças e a memória da avó, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranças uma história. Histórias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; histórias de traquinagem como a do calção transformado em farrapos no dia em que o menino, que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o braço; histórias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um mês … Muitas histórias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da família, um tio, uma tia, o avô, a bisavó, ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, a avó morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas. E os retalhos, à medida que iam se acabando, eram substituídos por outros retalhos, e novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo.

LASEVICIUS, A. Língua Portuguesa, São Paulo, n. 76, 2012 (adaptado).

A autora descreve a importância da manta para aquela família, ao verbalizar que “novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo”. Essa valorização evidencia-se pela

A)  

oposição entre os objetos de valor, como joias, palácios e quadros, e a velha manta.

B)  

descrição detalhada dos aspectos físicos da manta, como cor e tamanho dos retalhos.

C)  

valorização da manta como objeto de herança familiar disputado por todos.

D)  

comparação entre a manta que protege do frio e a manta que aquecia os pés das crianças.

E)  

correlação entre os retalhos da manta e as muitas histórias de tradição oral que os formavam.

Como resolver?

Pergunta 1349

Até quando?

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto

A)  

caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.

B)  

cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.

C)  

tom de diálogo, pela recorrência de gírias.

D)  

espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.

E)  

originalidade, pela concisão da linguagem.

Como resolver?

Pergunta 1350

Olá! Negro 

Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro íoruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreenda agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá. Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!

LIMA. J, Obras completas: Rio de Janeiro, Aguilar, 1958 (fragmento).

O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por

A)  

modernização dos modos de produção e consequente enriquecimento dos brancos.

B)  

preservação da memória ancestral e resistência negra à apatia cultural dos brancos.

C)  

superação dos costumes antigos por meio da incorporação de valores dos colonizados.

D)  

nivelamento social de descendentes de escravos e de senhores pela condição de pobreza.

E)  

antagonismo entre grupos de trabalhadores e lacunas de hereditariedade.

Como resolver?

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