Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 262

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1306

El diario La Tercera, en su edición online, resalta que son “150 mil los asistentes a la marcha” y que “exigen plebiscito” si el Gobierno no responde a las demandas. Además, rescata que para los organizadores la movilización fue “exitosa” y remarca que: “Un amplio porcentaje de los asistentes marchó en orden. Sólo al final de la movilización, grupos encapuchados quemaron un automóvil y atacaron edificios en el sector Paseo Bulnes”. En tanto, el periódico La Hora titula: “Con incidentes culmina nueva marcha por la Educación”. Pero aclara que la manifestación, “que había sido pacífica desde temprano”, finalizó “con disturbios”. Y repite la información del auto quemado en Paseo Bulnes que marca La Tercera, aunque aclara que el Ministro del Interior, Rodrigo Hinzpeter, criticó los “desórdenes”. Mientras que la edición online de El Mercurio destacó que “incidentes aislados protagonizados por encapuchados se han producido en esta jornada en las principales ciudades del país, una vez concluidas las marchas por la educación”.

Disponível em: www.clarin.com. Acesso em: 3 set. 2011.

O texto resume informações divulgadas por três meios jornalísticos chilenos sobre manifestações estudantis ocorridas nesse país em função da melhoria da educação. Comparando essas informações, constata-se que os três fragmentos

A)  

destacam o incêndio de um automóvel durante a passeata.

B)  

assinalam tumultos no desfecho das manifestações.

C)  

reconhecem o sucesso das mobilizações realizadas.

D)  

evidenciam o descontentamento de políticos com o evento.

E)  

responsabilizam grupos encapuzados pelos incidentes.

Como resolver?

Pergunta 1307

Tirinhas são construídas a partir de contextos sociais e podem promover reflexões diversas. Essa tirinha provoca no leitor uma reflexão acerca da

A)  

divisão de espaço com os pais.

B)  

perda da atenção dos pais.

C)  

submissão aos pais.

D)  

ausência dos pais.

E)  

semelhança com os pais.

Como resolver?

Pergunta 1308

Adicciones y broncas: ¿Por qué dejé Facebook?
Pese al indudable éxito de la marea azul de Facebook, algunas personas optan por un mundo menos conectado. “Yo lo dejé porque era increíblemente adictivo y perdía muchísimo tiempo”, explica Sonia (nombre ficticio), una médica madrileña de 35 años. En cada visita los usuarios de la red suelen pasar 20 minutos en media. Las personas que deciden abandonar el lugar suelen argumentar parecidas razones: pérdida de tiempo, relaciones superficiales o falta de privacidad. La última parte es en la que la red social ha avanzado más, en gran parte obligada por las autoridades de diferentes países. Desde hace un tiempo, el usuario tiene más opciones sobre qué quiere compartir y con quién. “En mi caso hubo un motivo concreto, una bronca con un familiar muy cercano. Después del enfado, fui a excluirlo de la lista de amigos. Pero, en el momento de hacerlo, me sentí ridículo al reparar en lo enganchado que yo estaba a esa red y pensé que mejor me eliminaba a mí mismo. Suena a broma pero ocurrió así”, explica Alberto (nombre ficticio), que afirma que se mantiene en otras redes, como Twitter, por motivos laborales.

NAVAS, J. A. Disponível em: www.elmundo.es. Acesso em: 21 fev. 2012 (adaptado).

Por meio de depoimentos, o texto exemplifica as razões de alguns usuários do Facebook para abandonar essa rede social. Com relação a Alberto, nome fictício de uma das pessoas citadas, o abandono do Facebook ocorreu porque

A)  

soube que investia vinte minutos diariamente na rede social.

B)  

percebeu que a sua rotina começara a perder interesse.

C)  

notou a dependência que tinha desenvolvido a essa rede.

D)  

compreendeu que ele expunha a intimidade da sua família.

E)  

descobriu a falta de utilidade da internet para conseguir emprego.

Como resolver?

Pergunta 1309

Cyberbullying is harassment through electronic means such as telephone text messages, social media such as Facebook and Twitter or online blogs and bulletin boards. In normal bullying, students are given a daily break from the torment as bully and victim each go to their separate homes. But for victims of cyberbullying, there is
no reprieve, as the abuse enters into their private lives. In the US, there are at least 44 states that have anti-bullying laws on the books. While only six of them use the actual word “cyberbullying”, 31 others have laws that specifically mention “electronic harassment”. Prosecution in the UK is a little more difficult. While
all schools are required to have anti-bullying policies in place, cyberbullying itself is not named as a criminal
offence. Offenders in the UK would have to be charged under various other laws, including the Protection from
Harassment Act of 2003. This makes prosecution much more difficult. Authorities agree that in order to stop cyberbullying, there has to be parental involvement. Parents need to be vigilant about their children’s access to technology. They should monitor their children’s use of social media, especially children under the age of 14. Bullies are not going to simply disappear, but parents can go a long way in protecting their children from being bullied. Go!

English, ano II, n. 14 (fragmento).

De acordo com o texto, nos Estados Unidos, alguns estados têm leis específicas para assédio via meios eletrônicos. Já no Reino Unido, a instauração de processos contra praticantes de cyberbullying é mais difícil porque

A)  

as vítimas precisam recorrer a outras leis existentes, pois o cyberbullying não é considerado crime.

B)  

as leis que regulamentam o uso da internet e dos meios eletrônicos de comunicação são inexistentes.

C)  

os pais das vítimas não têm interesse em denunciar os agressores de seus filhos às autoridades competentes.

D)  

os estudantes com idade inferior a 18 anos não podem sofrer acusações de prática de cyberbullying ou bullying.

E)  

as leis como a de Proteção contra Atos de Assédio de 2003 estabelecem que o cyberbullying não é crime.

Como resolver?

Pergunta 1310

The art of happiness
Nearly every time you see him, he’s laughing or at least smiling. And he makes everyone else around him feel like smiling. He’s the Dalai Lama, the spiritual and temporal leader of Tibet, a Nobel Prize winner, and an increasingly popular speaker and statesman. Why is he so popular? Even after spending only a few minutes in his presence you can’t help feeling happier. If you ask him if he’s happy, even though he’s suffered the loss of his country, the Dalai Lama will give you an unconditional yes. What’s more, he’ll tell you that happiness is the purpose of life, and that “the very motion of our life istowards happiness”. How to get there has always been the question. He’s tried to answer it before, but he’s never had the help of a psychiatrist to get the message across in a context we can easily understand.

LAMA, D.; CUTLER, H. The Art of Happiness: a handbook for living. Putnam Books, 1998.

Pelo título e pela sinopse do livro de Lama e Cutler, constata-se que o tema da obra é

A)  

o sucesso dos autores no Tibet.

B)  

a busca da felicidade no cotidiano.

C)  

o Prêmio Nobel recebido por Lama.

D)  

a liderança de Dalai Lama no Tibet.

E)  

a discussão de Lama e seu psiquiatra.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.