Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 261

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1301

Aptidão física é a capacidade de realizar as tarefas do dia a dia com o mínimo de fadiga e desconforto. E isso é obtido a partir da constituição física, incluída aí a herança genética. Ter aptidão física é estar com coração, pulmões, vasos sanguíneos e músculos prontos para suportar, sem problemas, as atividades que o corpo realiza. Trata-se de uma condição relativa e mutável, que pode ser melhorada e ampliada conforme o interesse de cada um. Um artista de circo precisa de aptidão para pedalar com o monociclo na corda bamba sem cair; alguém na plateia pode querer apenas acompanhar sua turma em um passeio de bicicleta até uma cachoeira. Ou seja, é você quem decide quão apto quer estar para suas atividades.

SABA, F. Mexa-se: atividade física, saúde e bem-estar. São Paulo: Phorte, 2008.

A busca por uma melhoria da qualidade de vida exige que as pessoas procurem por um aprimoramento da sua aptidão física, e para isso é necessário que

 

A)  

sejam incorporadas as atividades cotidianas de trabalho a séries de exercício físico.

B)  

sejam adotados horários fixos para a execução de exercícios corporais, além da genética apropriada.

C)  

haja dedicação predominante à prática de exercícios de musculação em relação aos exercícios aeróbicos.

D)  

haja estímulo ao indivíduo para o desempenho de atividades consonantes com suas necessidades e capacidades físicas.

E)  

tenham prioridade, no programa de treinamento, as modalidades esportivas de caráter individual.

Como resolver?

Pergunta 1302

Usei uma conexão via computador, pela primeira vez, em 1988. Morava na França, trabalhando como correspondente da Folha de S. Paulo e concordei em utilizar um laptop Toshiba T1000, equipado com um modem de 1 200 bauds, para transmitir minhas reportagens. O texto entrava direto nos terminais da redação, digitalizado, segundos depois de composto na tela de cristal líquido do pequeno Toshiba. O laptop sequer tinha disco rígido, era tudo comandado por disquete e gravado em disquete. Permitiu-me aposentar não só a Olivetti como o vetusto telex de casa. Em seguida, eu pegava o telefone e chamava a redação para saber se o texto “entrara” bem. Até que, um dia, o engenheiro de informática do jornal me disse que, dali em diante, não precisaríamos usar mais a ligação telefônica internacional tradicional, muito cara, para saber se o texto havia chegado corretamente ou tirar dúvidas sobre o manuseio do computador. Poderíamos fazer aquilo via chat, uma conversa textual na tela do próprio laptop. Essa maravilha seria possível por meio de um programinha de conversação.

SPYE, J. Conectado. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).

O texto apresenta uma situação de uso das tecnologias de comunicação e informação por um jornalista. A mudança do uso do telefone para o uso do chat evidencia a transformação na dinâmica

A)  

do trabalho, em função das tecnologias de comunicação e informação.

B)  

do acesso às informações divulgadas pela mídia digital aos internautas.

C)  

da divulgação das notícias pela mídia digital e os impactos provocados no cotidiano.

D)  

da valorização de profissionais da imprensa com a chegada das mídias digitais.

E)  

dos avanços na área de telejornalismo na ascensão da imprensa internacional.

Como resolver?

Pergunta 1303

No processo de modernização apresentado na tirinha, Mafalda depara-se com um contraponto entre

 

A)  

o domínio dos modos de produção e a geração de novas ferramentas com a tecnologia de informação e comunicação.

B)  

o acompanhamento das mudanças na sociedade e o surgimento de novas opções de vida e trabalho com a cibernética.

C)  

a constatação do avanço da tecnologia e a proposição de reprodução de velhas práticas com novas máquinas.

D)  

a apresentação de novas perspectivas de vida e trabalho para a mulher com os avanços das tecnologias de informação.

E)  

a aplicação da cibernética e o descontentamento com a passividade do cotidiano das mulheres no trabalho de corte e costura.

Como resolver?

Pergunta 1304

Convergencia tecnológica y participación popular
Se están cumpliendo 20 años del “boom” de las radios comunitarias en Argentina, que entre 1985 y 1990 sorprendió al país con la creación de casi 3 mil radios de baja potencia. Estas emisoras lograron, en poco tiempo, abrir los micrófonos a miles de radialistas populares, a la participación del vecindario y de la gente común e influir sustancialmente en la programación radial comercial, con la creación de nuevos formatos en los que tenía un papel central la opinión ciudadana, sin jerarquías ni condicionamientos. Siendo la radio en Argentina el medio más popular y con un alto grado de credibilidad por parte del público, las emisoras comunitarias jugaron un rol fundamental para el fortalecimiento del debate democrático en el país.

PLOU, D. S. América Latina en Movimiento, n. 421, jun. 2007. Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).

O texto destaca a importância das emissoras de rádio comunitárias na Argentina. Considerando especificamente a época do denominado boom, as emissoras populares

A)  

criaram milhares de fontes de emprego para radialistas.

B)  

surpreenderam o país com a oferta de rádios de baixo custo.

C)  

convocaram a comunidade para a participação em comerciais.

D)  

incutiram um novo paradigma centralizado na opinião pública.

E)  

tiveram um papel preponderante no condicionamento dos ouvintes.

Como resolver?

Pergunta 1305

Movie: Hijras – The Third Gender
Director: Devika Urvashi Bhisé
Duration: 29 minutes
Hijras are the outcastes of Indian society and live on its fringes. These eunuchs (originally only castrated males) were once employed by sultans and maharajas to guard the women in their harems. Now shunned by society, they are treated with less respect than the Dalits, or untouchables. Considered neither men nor women, Hijras have no constitutional rights. Currently, there is an ongoing debate in India regarding whether or not they should be granted the status of a third gender.
Most hijras are genetically born as men, but believe they are women within. The rest are hermaphrodites with some abnormality in genitalia. For those born men, becoming a hijra is a painful process that involves removing the entire genitalia in a secret ceremony that is often undergone without any anesthetic.
Currently, most hijras have only three ways in which they can make a living: prostitution, begging, and as performing shamans removing bad luck and/or spells from suspicious Indian households. Sex work is one of the only options for hijras because there are few employment opportunities available to them. Hijras are most commonly seen knocking on car windows, begging for money at stoplights. Although hijras are feared for their dissimilarities, they are also revered for their alleged mystical abilities. Most Indian families seek their blessings during any auspicious ceremony such as a birth, a wedding, or the building of a new house.
As pariahs of society, they are subjected to prejudice that is often translated into verbal abuse, humiliation, extreme discrimination, and violence in public as well as private venues. I have documented a short film to create awareness of the plight of this segment of society and allow their voices to be heard. I was privileged to share this community’s inner life and have tried to capture its stark reality as a friend rather than a voyeur. The filming took place from June 2008 to September 2008 in various cities and locations in India.

Disponível em: www.engendered.org. Acesso em: 25 fev. 2012.

O filme Hijras – The Third Gender tem como objetivo chamar atenção para a situação vivida por um segmento da sociedade indiana, os hijras. De acordo com o que se captura dessas vozes no filme e do que se lê no texto, esse segmento reivindica

A)  

os mesmos direitos dos dalits, ou intocáveis.

B)  

o direito constitucional de sair da marginalidade.

C)  

um processo mais humano de mudança de sexo.

D)  

a regulamentação de suas atuais funções sociais.

E)  

o reconhecimento de suas habilidades místicas.

Como resolver?

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