Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 254

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1266

Emigrantes

En todo emigrante existen dos posibles actitudes vitales: una la de considerar su experiencia como aventura pasajera, vivir mental y emocionalmente en la patria de origen, cultivando su nostalgia, y definir la realidad presente por comparación con el mundo que se ha dejado; la otra es vivir el presente tal como viene dado, proyectarlo en el futuro, cortar raíces y dominar nostalgias, sumergirse en la nueva cultura, aprenderla y asimilarla. El drama personal del emigrante reside en el hecho de que casi nunca es posible esa elección en términos absolutos y, al igual que el mestizo, se siente parte de dos mundos sin integrarse por completo en uno de ellos con exclusión del otro.

DEL CASTILLO, G. C. América hispánica (1492-1892). In: DE LARA, M. T. Historia de España. Barcelona: Labor, 1985

O texto apresenta uma reflexão sobre a condição do imigrante, o qual, para o autor, tem de lidar com o dilema da

A)  

constatação de sua existência no entrelugar.

B)  

instabilidade da vida em outro país.

C)  

ausência de referências do passado.

D)  

apropriação dos valores do outro.

E)  

ruptura com o país de origem.

Como resolver?

Pergunta 1267

Masters of War

Come you masters of war
You that build all the guns You that build the death planes
You that build the big bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks

You that never done nothin’
But build to destroy
You play with my world
Like it’s your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain.

BOB DYLAN. The Freewheelin’ Bob Dylan. Nova York: Columbia Records, 1963 (fragmento).

Na letra da canção Masters of War, há questionamentos e reflexões que aparecem na forma de protesto contra

A)  

o envio de jovens à guerra para promover a expansão territorial dos Estados Unidos.

B)  

o comportamento dos soldados norte-americanos nas guerras de que participaram.

C)  

o sistema que recruta soldados para guerras motivadas por interesses econômicos.

D)  

o desinteresse do governo pelas famílias dos soldados mortos em campos de batalha.

E)  

as Forças Armadas norte-americanas, que enviavam homens despreparados para as guerras.

Como resolver?

Pergunta 1268

Disponível em: http://azaral-canarias.blogspot.com. Acesso em: 28 maio 2014 (adaptado)

As marcas de primeira pessoa do plural no texto da campanha de amamentação têm como finalidade

A)  

incluir o enunciador no discurso para expressar formalidade.

B)  

agregar diversas vozes para impor valores às lactantes.

C)  

forjar uma voz coletiva para garantir adesão à campanha.

D)  

promover uma identificação entre o enunciador e o leitor para aproximá-los.

E)  

remeter à voz institucional promotora da campanha para conferir-lhe credibilidade.

Como resolver?

Pergunta 1269

A Tall Order

The sky isn’t the limit for an architect building the world’s first invisible skyscraper

Charles Wee, one of the world’s leading high-rise architects, has a confession to make: he’s bored with skyscrapers. After designing more than 30, most of which punctuate the skulines od rapidly expanding Asian cities, he has struck upon a novel concept: the firts invisible skyscraper.

As the tallest structure in South Korea, his Infinity Tower loom over Seoul until somebody pushes a button and it completely disappears.

When he entered a 2004 competition to design a landmark tower, the Korean-American architect rejected the notion of competing with Dubai, Toronto, and Shanghai to reach the summit of man-made summits. “I thought, let’s not jump into this stupid race to build another ‘tallest’ tower,” he says in a phone conversation. “Let’s take an opposite approach — let’s make an anti-tower.”

The result will be a 150-story building that fades from view at the flick of a switch. The tower will effectively function as an enormous television screen, being able to project an exact replica of whatever is happening behind it onto its façade. To the human eye, the building will appear to have melted away.

It will be the most extraordinary achievement of Wee’s stellar architectural career. After graduating from UCLA, he worked under Anthony Lumsdenm, a prolific California architect who helped devise the modern technique of wrapping buildings inside smooth glass skins.

HINES, N. Disponível em: (http://mag.newsweek.com). Acesso em: 13 out. 2013 (adaptado).

No título e no subtítulo desse texto, as expressões A Tall Order e The sky isn’t the limit são usadas para apresentar uma matéria cujo tema é

A)  

Inovações tecnológicas usadas para a construção de um novo arranha-céu em Seul.

B)  

Confissões de um arquiteto que busca se destacar na construção de arranha-céus.

C)  

Técnicas a serem estabelecidas para a construção de edifícios altos na Califórnia.

D)  

Competição entre arquitetos para a construção do edifício mais alto do mundo.

E)  

Construção de altas torres de apartamentos nas grandes metrópoles da Ásia.

Como resolver?

Pergunta 1270

Meu povo, meu poema

Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore nova

No povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuro

Meu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que planta

FERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.

O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que

A)  

precisa do povo para produzir seu texto, mas se esquiva de enfrentar as desigualdades sociais.

B)  

dilui a importância das contingências políticas e sociais na construção de seu universo poético.

C)  

associa o engajamento político à grandeza do fazer poético, fator de superação da alienação do povo

D)  

afirma que a poesia depende do povo, mas esse nem sempre vê a importância daquela nas lutas de classe.

E)  

reconhece, na identidade entre o povo e a poesia, uma etapa de seu fortalecimento humano e social.

Como resolver?

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