Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 233

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1161

Essa pequena

Meu tempo é curto, o tempo dela sobra
Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora
Temo que não dure muito a nossa novela, mas
Eu sou tão feliz com ela
Meu dia voa e ela não acorda
Vou até a esquina, ela quer ir para a Flórida
Acho que nem sei direito o que é que ela fala, mas
Não canso de contemplá-la
Feito avarento, conto os meus minutos
Cada segundo que se esvai
Cuidando dela, que anda noutro mundo
Ela que esbanja suas horas ao vento, ai
Às vezes ela pinta a boca e sai
Fique à vontade, eu digo, take your time
Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas
O blues já valeu a pena

CHICO BUARQUE. Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 31 jun. 2012.

O texto Essa pequena registra a expressão subjetiva do enunciador, trabalhada em uma linguagem informal, comum na música popular.

Observa-se, como marca da variedade coloquial da linguagem presente no texto, o uso de

A)  

palavras emprestadas de língua estrangeira, de uso inusitado no português.

B)  

expressões populares, que reforçam a proximidade entre o autor e o leitor.

C)  

palavras polissêmicas, que geram ambiguidade.

D)  

formas pronominais em primeira pessoa.

E)  

repetições sonoras no final dos versos.

Como resolver?

Pergunta 1162

Cântico VI

Tu tens um medo de
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.

MEIRELES, C. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1963 (fragmento).

A poesia de Cecília Meireles revela concepções sobre o homem em seu aspecto existencial. Em Cântico VI, o eu lírico exorta seu interlocutor a perceber, como inerente à condição humana,

A)  

a sublimação espiritual graças ao poder de se emocionar.

B)  

o desalento irremediável em face do cotidiano repetitivo.

C)  

o questionamento cético sobre o rumo das atitudes humanas.

D)  

a vontade inconsciente de perpetuar-se em estado adolescente.

E)  

um receio ancestral de confrontar a imprevisibilidade das coisas.

Como resolver?

Pergunta 1163

Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que

A)  

recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.

B)  

desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.

C)  

resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.

D)  

transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.

E)  

satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.

Como resolver?

Pergunta 1164

O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing e do grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop.

DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado).

Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos

A)  

retilíneos, como crítica aos indivíduos alienados.

B)  

improvisados, como expressão da dinâmica da vida urbana.

C)  

suaves, como sinônimo da rotina dos espaços públicos.

D)  

ritmados pela sola dos sapatos, como símbolo de protesto.

E)  

cadenciados, como contestação às rápidas mudanças culturais.

Como resolver?

Pergunta 1165

Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do Veterinário… Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos específicos da sociedade oportunizam uma reflexão sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião.

Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que,

A)  

para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação.

B)  

para a imprensa democratizar a opinião, ela deve selecionar a informação.

C)  

para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democratizar a informação.

D)  

para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião.

E)  

para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.

Como resolver?

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